Onze escolas e agrupamentos do Norte do distrito brigantino celebraram hoje, com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), um protocolo através do qual a instituição de ensino superior vai supervisionar o processo de reconversão tecnológica dos estabelecimentos de ensino.
O projecto será executado no âmbito do Plano Tecnológico para a Educação (PTE) e deverá estar concluído em 2010, abrangendo os estabelecimentos de ensino onde se concentra a maior parte da população escolar da região transmontana.
A Escola Abade de Baçal de Bragança é, para já, apenas a hospedeira do projecto, como salientou hoje a presidente do conselho executivo, Teresa Sá Pires.
O estabelecimento vai sofrer obras no parque escolar e só depois beneficiará da intervenção tecnológica.
As outras dez escolas e agrupamento de vários concelhos vão ser alvo já da intervenção a cargo da PT, para a instalação de infraestruturas de rede, que incluem redes sem fios (wireless), e equipamento diverso, nomeadamente quadros interactivos, projectores multimédia, cartões para a comunidade escolar e vídeovigilância.
Algumas das escolas envolvidas, como a Abade Baçal, já dispõem de alguns dos instrumentos das novas tecnologias, mas Teresa Sá Pires realçou a "mais valia deste projecto, porque de outra forma muitas não teriam capacidade própria para um investimento desta natureza".
Nenhuma das partes presentes na cerimónia de assinatura do protocolo conhecia os valores do investimento previsto, da responsabilidade do Ministério da Educação.
As escolas e agrupamentos envolvidos correspondem ao Norte do Distrito de Bragança e abrangem, segundo dados dos responsáveis, perto de metade dos cerca de 16 mil alunos que frequentam todos os graus de ensino na região, desde o pré-escolar ao secundário.
Desconhece-se também quando é que o PTE será alargado às escolas do sul do distrito.
O vice-presidente do IPB, Orlando Rodrigues, explicou que o papel desta instituição será o de dar todo apoio técnico.
Através de auditorias, o Politécnico fará o acompanhamento da conformidade da intervenção com o que está estabelecido pelo Ministério da Educação, desde a fase de projecto até à execução.