Ainda não há datas para a abertura da Ponte de Quintanilha, o último troço do IP4 que liga Bragança à fronteira espanhola. O secretário de Estado Adjunto, das Obras, Transportes e Comunicações, Paulo Campos, quando questionado sobre essa questão, durante a visita de dois dias ao distrito, devolveu que isso era algo que teria de ser questionar junto do Governo espanhol.
Orçada em 16,5 milhões de euros, a Ponte de Quintanilha, construída ao abrigo de um convénio entre Portugal e Espanha, foi concluída em 2007 e, desde então, continua por abrir ao trânsito devido à falta de cumprimento do acordo, do lado espanhol. A situação obriga a que a ligação a Espanha seja feita pela sinuosa estrada nacional 122 e motivou já várias perguntas ao Governo, por parte dos deputados parlamentares. Do lado espanhol, depois de alegados problemas com a empresa construtora, chegou-se a anunciar a possibilidade da infra-estrutura abrir ao trânsito aquando da cimeira ibérica, realizada em Novembro do ano passado, em Zamora.
Agora, o responsável da tutela, Paulo Campos, diz não ter “nada em definitivo” sobre o assunto, embora tenha conhecimento que as obras estão a decorrer.
Enquanto os acessos do lado espanhol não estiverem concluídos a Ponte de Quintanilha continuará encerrada ao trânsito.