Se eu pudesse gostava muito de ontem ter sido um borboleta, só para poder ouvir os "ah!oh!ah!" de todos os que integraram a comitiva do PR na visita do distrito de Bragança. Ontem a passagem era pelo Parque Natural do Douro Internacional, um parque criado há dez anos que abrange os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Freixo de Espada à Cinta, e para mim, um dos mais belos parques do país.
Penedo Durão, Freixo de Espada à Cinta
Não sei se o nosso PR passou pela aldeia de Picote, conhecida sobretudo pela sua barragem, das mais emblemáticas do Douro Internacional e que agora está a ser alvo de uma remodelação ao nível arquitectónico, sobretudo. Valia a pena.
Sei que visitou Bemposta, boa terra, onde foi recebido com aplausos e euforia. Espero que o tema energia nuclear não tenha sido esquecido por nenhum dos presentes no local.É que há dois anos atrás, o empresário Patrick Monteiro de Barros apresentou ao Governo um projecto que pretendia, nada mais, nada menos, que instalar ali perto da aldeia de Bemposta, junto ao rio Douro, uma central nuclear.Na altura visitei o local e as pessoas estavam tão desconfiadas que se esqueciam do "saber receber" do povo transmontano, tão gabado no resto do país. É que o relatório apresentado apontava como mais-valias para a instalação de uma central nuclear naquele local o seguinte: baixa densidade populacional (pouca contestação), terrenos baratos, possibilidade de “aliciamento das pessoas, com a hipótese de emprego directo, e das autarquias através dos rendimentos fiscais de IRC, que revertem para o município que acolher a central. Felizmente o povo transmontano não foi em cantigas, mas não pode também esquecer...
Um dos projectos com que o ICNB quer agora avançar é com a construção de um Centro de Apoio que deverá incluir um miradouro sobre o rio, um espaço multimédia e exposições permanentes e temporárias.
Também dentro do parque está a ser construído um campo de alimentação para aves necrófagas. Actualmente existem três alimentadores, situados em Picote, concelho de Miranda do Douro, no Penedo Durão, em Poiares, Freixo de Espada à Cinta, e em Almofala, concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Os alimentadores são espaços privilegiados para estas observações, uma vez que permitem que os fotógrafos e outros apaixonados pelas aves deste Parque Natural as possam observar, mas sem perturbar o ecossistema. Com a sinalização de toda a área do parque e a construção do centro de apoio talvez seja possível atrair aqui mais turistas e potenciar toda aquela zona.
Fotos retiradas do site oficial do Presidente da República