Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
24 de Março de 2009

 O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinou, hoje, o primeiro “cheque-inovação” com uma empresa da Trofa para o desenvolvimento e concepção de um protótipo para uma cama hospitalar articulada.

A iniciativa surgiu no âmbito do Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo, lançado pela instituição com o objectivo de aproximar o IPB do tecido empresarial. A “ideia” foi desenvolvida dentro do instituto e considerada aliciante pela empresa Via Actual. A partir daí, o politécnico preparou toda a candidatura que foi depois aprovada pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e Indústria (IAPMEI).

O projecto representa um investimento de 24 mil euros e vai ser todo desenvolvido pelos sectores de Engenharia Electrotécnica e de Engenharia Mecânica. Os custos serão suportados em 25 por cento pela empresa e em 75 por cento pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Para o presidente do IPB, Sobrinho Teixeira, este protocolo com uma empresa exterior à região vem demonstrar “a capacidade do Politécnico para ajudar a tornar as empresas mais desenvolvidas, a nível tecnológico, e mais competitivas”. Motivo que levou o presidente a apelar aos empresários locais que “tenham ideias”: “depende dos nossos empresários tornar as empresas mais produtivas e competitivas. Tenham ideias e desafiem-nos que nós estamos aqui para ajudar”.

Do lado da empresa, a responsável, Isabel Castro, apontou que o IPB terá de desenvolver todo o protótipo até Setembro, cumprindo todas as normas da CEE, todos os requisitos de qualidade e, ao mesmo tempo, tornar o produto concorrencial em termos de preço. A comercialização será depois feita pela empresa.

 

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
30
blogs SAPO