Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Março de 2009

Legumes, licores, bolos e outros produtos estiveram à venda, na passada quinta-feira, naquela que foi a primeira Feira de Ofícios e Produtos da Terra da Escola Secundária Emídio Garcia. A organização, a cargo de alguns professores e de meia centena de alunos de três cursos profissionais e de um CEF (curso de educação e formação para jovens), teve como objectivo angariar fundos para uma futura acção de sensibilização contra o bullying.

 

A professora responsável, Marina Viana, explicou ainda que, ao mesmo tempo, tentou-se com esta iniciativa “desmistificar” algum preconceito que ainda existe para com os alunos de cursos profissionais e CEFs.

“Os alunos de cursos profissionais e de CEFs são, muitas vezes, conotados com esse tipo de comportamentos desviantes e este tipo de iniciativas ajuda como que a limpar essa imagem porque estes alunos também podem trazer boas praticas e bons exemplos a toda a comunidade escolar pois colaboram nas iniciativas que fazem parte da agitação e do espírito escolar”.

A par da mostra de produtos, cuja venda foi um sucesso, os alunos organizaram ainda um desfile de antigos ofícios, como o sapateiro, peliqueiro, parteiras, agricultores, lavadeiras, entre outros. Para tal, foi feita uma pesquisa prévia das profissões típicas em vias de desaparecimento. As roupas e os utensílios foram angariados pelos alunos junto das famílias e resultaram numa verdadeira recriação do mundo rural em ambiente escolar.

 

 

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
30
blogs SAPO