Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
10 de Março de 2009

Já está em funcionamento a nova carreira de tiro das forças de segurança do distrito. Reivindicada há vários anos, a infra-estrutura vem dar resposta aos anseios da GNR e da PSP permitindo o permanente treino com armas de fogo.

A carreira de tiro fica situada perto de Castelãos, em Macedo de Cavaleiros, num terreno cedido pela autarquia. A GNR ficou com a responsabilidade de gerir aquele espaço mas já protocolou com a PSP um acordo de utilização.

Rui Sá Gomes, secretário de Estado da Administração Interna, esteve presente na inauguração, hoje de manhã, e adiantou que outras forças de segurança podem vir a usufruir daquele espaço, mediante acordo com a GNR.

Em todo o país vão ainda ser inaugurados mais sete campos de tiro, construídos no ano passado com vista a “dotar as forças de segurança de mais meios”.

Com a criminalidade a aumentar, sobretudo nas grandes cidades, Rui Sá Gomes considera que é fundamental que os elementos das forças de segurança saibam “como utilizar e quando utilizar” uma arma de fogo, demonstrando “segurança e auto-confiança”.

Uma opinião partilhada pelo comandante nacional da GNR, Meireles Carvalho:

“a arma de fogo só é utilizado em último recurso mas quando a arma que mata defende a vida e a liberdade, os santos choram mas não acusam”.

O ideal é que “mensalmente” os elementos da PSP e da GNR possam treinar a prática de tiro.

Já os caçadores vão ter de esperar por uma infra-estrutura própria para poderem treinar. O secretário de Estado avançou estar em finalização a norma que irá permitir a construção, a curto prazo, de carreiras de tiro para os caçadores.

Quartel da GNR à espera

O autarca macedense, Beraldino Pinto, aproveitou a presença do responsável governamental para reivindicar, uma vez mais, obras de intervenção no quartel da GNR local. No entanto, Rui Sá Gomes não se quis comprometer, avançando apenas que terá que ser feita uma avaliação para “fazer o que estiver ao nosso alcance”.

O secretário de Estado aproveitou para lançar que o posto transfronteiriço de Quintanilha será inaugurado em Abril pelo ministro da tutela.

 

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
30
blogs SAPO