Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
04 de Outubro de 2008

 

Hoje Bragança comemora o Dia Nacional dos Castelos, embora oficialmente o dia seja assinalado apenas a 7 de Outubro. O dia ficará marcado pela assinatura de um protocolo, na Domus Municipalis, com autarcas das freguesias em cuja área se localizam castelos, visando a criação de uma rota dos castelos do Nordeste Transmontano.

O Castelo de Bragança, incontornável legado da 1ª Dinastia, constitui um ícone medieval no imaginário das pessoas  sendo uma referência geográfica e cultural e uma permanente lição de História, individual e nacional.

Símbolo da defesa e força, situado em local estratégico, constituiu um baluarte indispensável à defesa do território nacional.

No século XVIII reconheceu-se a inutilidade do seu funcionamento e as alcaiadarias e guarnições foram extintas. Ultrapassados pelos tempos, os castelos foram abandonados à sua sorte, muitos entrando em decadência. Muitos, de menor dimensão e mais afastados de médios e grandes centros, foram desaparecendo num espectáculo de desmoronamento e sangria de pedra para habitação. No Nordeste Transmontano há vários exemplos disso, um deles bem perto de Bragança: o castelo de Outeiro.

No século XX os principais castelos foram alvo de uma reabilitação que permitiu a restauração parcial ou completa de alguns deles. 

A criação desta rota poderá vir a ser uma ferramenta para a dinamização do turismo na região. No entanto convém não esquecer uma das perguntas fundamentais que qualquer pessoa coloca antes de se aventurar em viagens turísticas: como chegar. E é esta simples pergunta que, na minha opinião, tem levantado tantos entraves ao desenvolvimento da região. Sem meios para cá chegar, iniciativas desta envergadura acabam por perder o impacto. Exemplo disso é a Rota da Terra Fria e outras do género que poucos turistas têm trazido ao nosso cantinho nordestino. 

 

 

publicado por Lacra às 09:50
sinto-me:
Olá índia !
Acabo de descobrir o blog, que acho muito interessante! É um verdadeiro jornal "on line" e que verdadeiramente pugna pela região. Parabéns!
Acerca deste post sobre os Castelos da região, pois esperemos mesmo que a ideia da rota avance, conjugando as vontades locais/regionais e dispensando o habitual controleirismo dos altos sábios que aparecem, vindos de longe, sempre que cheira a dinheiros comunitários (ou de outra proveniência).
Acerca do conteúdo do post , corrijo só 2 pormenores:
1 - o castelo de Bragança teve, seguramente, origem na 1ª dinastia, mas, a torre e mesmo o conjunto muralhado , tal como se apresentam, remontam à 2ª dinastia. Seria após a criação do ducado de Bragança, expulsos os Pimentéis do cargo de alcaides, após o reinado de D. João I (fundador da Dinastia de Avis, que foi a 2ª), e até D. Afonso V, que a torre seria construída. Basta observar a bela janela de gótico flamejante da torre, para perceber a sua cronologia;
2 - o castelo de Outeiro foi, em grande medida, destruído pelos espanhóis por ocasião da chamada "guerra do Mirandum" (cerca de 1762), tal como aconteceu ao de Miranda. Uma vez que nunca mais foram reconstruídos, é natural que a população fosse também aprovetando algumas pedras para a construção das suas casas, em momentos posteriores.
Cumprimentos,
N.
Nelson a 13 de Outubro de 2008 às 02:06
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
15
18
19
blogs SAPO