Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
04 de Outubro de 2008

 

Hoje Bragança comemora o Dia Nacional dos Castelos, embora oficialmente o dia seja assinalado apenas a 7 de Outubro. O dia ficará marcado pela assinatura de um protocolo, na Domus Municipalis, com autarcas das freguesias em cuja área se localizam castelos, visando a criação de uma rota dos castelos do Nordeste Transmontano.

O Castelo de Bragança, incontornável legado da 1ª Dinastia, constitui um ícone medieval no imaginário das pessoas  sendo uma referência geográfica e cultural e uma permanente lição de História, individual e nacional.

Símbolo da defesa e força, situado em local estratégico, constituiu um baluarte indispensável à defesa do território nacional.

No século XVIII reconheceu-se a inutilidade do seu funcionamento e as alcaiadarias e guarnições foram extintas. Ultrapassados pelos tempos, os castelos foram abandonados à sua sorte, muitos entrando em decadência. Muitos, de menor dimensão e mais afastados de médios e grandes centros, foram desaparecendo num espectáculo de desmoronamento e sangria de pedra para habitação. No Nordeste Transmontano há vários exemplos disso, um deles bem perto de Bragança: o castelo de Outeiro.

No século XX os principais castelos foram alvo de uma reabilitação que permitiu a restauração parcial ou completa de alguns deles. 

A criação desta rota poderá vir a ser uma ferramenta para a dinamização do turismo na região. No entanto convém não esquecer uma das perguntas fundamentais que qualquer pessoa coloca antes de se aventurar em viagens turísticas: como chegar. E é esta simples pergunta que, na minha opinião, tem levantado tantos entraves ao desenvolvimento da região. Sem meios para cá chegar, iniciativas desta envergadura acabam por perder o impacto. Exemplo disso é a Rota da Terra Fria e outras do género que poucos turistas têm trazido ao nosso cantinho nordestino. 

 

 

publicado por Lacra às 09:50
sinto-me:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
15
18
19
blogs SAPO