Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
19 de Fevereiro de 2009

 

De 18 a 22 de Fevereiro, a Comitiva de Bragança do Pará desloca-se a Bragança, no âmbito da Geminação entre as duas cidades; durante cinco dias, terão a oportunidade de conhecer o Concelho nas vertentes social, económica, ambiental, turística e cultural.

A Comitiva será composta pelo Prefeito de Bragança do Pará (Edson Luiz de Oliveira), pela Secretária das Finanças (Diana Ramos), pelo Juiz da Comarca da Cidade (Otávio Albuquerque), por um empresário da cidade (Álvaro Castanho) e pela Irmã Estelinha (Directora do Hospital de St.º António de Bragança). 

A comitiva é apresentada à comunicação social hoje, durante a manhã.

Esta visita acontece na data em que a cidade transmontana de Bragança assinala 545 anos de cidade. 

 

Bragança do Pará

Bragança, localizada na região nordeste do Pará, a 210 quilômetros de Belém, capital do Estado, é um dos municípios mais procurados pelos turistas ao longo do ano, em especial durante as férias escolares.

A cidade, de origem portuguesa, guarda na sua cultura características religiosas marcantes e também festeja São Sebastião e Nossa Senhora de Nazaré.

Suas fronteiras são estratégicas. Assim, o município oferece o maior número de opções aos turistas: ao Norte está o oceano Atlântico, ao Sul, o município de Santa Luzia do Pará, a Leste os municípios de Augusto Corrêa e Vizeu e a Oeste, Tracuateua. Com uma área de 2.344,10Km2 Bragança tem uma população de mais de 102.600 habitantes.

Na língua tupi, Caeté quer dizer 'mato grande' e, por estar localizada à margem esquerda do rio Caeté, Bragança é carinhosamente chamada de a 'Pérola do Caeté'.

Sua história começa no século XVI, na outra margem do rio. Bragança já foi chamada de Vila Cueta e, em 1753, quando ainda era freguesia, chamou-se Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, foi batizada como Vila Nossa Senhora do Rosário de Bragança.

Só em 1874 Bragança tornou-se cidade, por meio do decreto do então presidente da Província, tenente-coronel Sebastião do Rego Barros.

 

Informações retiradas aqui

 

 

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
15
blogs SAPO