O X Festival de Sabores Mirandeses, que decorre a partir de hoje até ao próximo dia 23, em Miranda do Douro, apresenta, mais uma vez, o leque variado dos produtos tradicionais daquela região, desde o produtos gastronómicos ao artesanato.
Alem da gastronomia e artesanato, a Câmara Municipal, entidade organizadora, apresenta um tradicional programa de animação, com grupos de pauliteiros, gaiteiros e danças mirandesas, e grupos como La çaramontaina, Pica Tumilho e Banda Filarmónica Mirandesa.
Ao mesmo tempo será inaugurada a exposição fotográfica e documental: “O Foral de Miranda: modelo dos forais novos de Trás-os-Montes”.
A exposição é constituída por 30 ilustraçoes fotográficas de páginas de rotos dos remanescentes originais transmontanos e por outros fólios. O evento ficará patente ao público mirandês e ao público em geral de 20 de Fevereiro a 20 de Abril de 2009, na Biblioteca Municipal Dr. António Maria Mourinho, em Miranda do Douro. Na mesma sessão, será, ainda, apresentado o livro: Registo do Foral Manuelino de Miranda do Douro da investigadora da UTAD, Olinda Santana. Na referida obra, a autora estuda e edita o Registo do Foral Novo de Miranda do Douro concedido por D. Manuel I, a 1 de Junho de 1510, na vila de Santarém. O mencionado diploma manuelino ocupa um lugar de destaque na estrutura do Liuro dos Foraes Nouos da Comarqua de Trallos Montes, Leitura Nova 44 (Direcção-Geral de Arquivos da Torre do Tombo), porque é o primeiro foral do Liuro e o modelo da maior parte dos forais novos transmontanos reunidos no citado Liuro de Registos do século XVI. O Registo do Foral Manuelino de Miranda é um testemunho expressivo da forma de viver das gentes mirandesas no dealbar da modernidade.
Como actividades paralelas realiza-se ainda o IX Encontro Cinegético do Concelho, com duas batidas ao javali e o 5º Raid BTT “Na volta dos Sabores”.