Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
21 de Fevereiro de 2009

 A Feira das Amendoeiras em Flor de Freixo de Espada à Cinta realiza-se, este ano, no novo espaço multiusos da vila. Orçado em dois milhões de euros, financiados por fundos comunitários e por um contrato-programa do Estado, o novo espaço deve estar concluído a tempo de acolher o certame das amendoeiras.

O multiusos integra ainda uma área amovível, uma tenda, com uma área total de 1600 metros quadrados, permitindo a criação de espaços ao ar livre e espaços de área coberta. Ao mesmo tempo, com a construção daquele espaço, a autarquia pensa solucionar o problema da vila com as águas pluviais uma vez que, por detrás do parque de caravanas, ficará um dique de contenção de águas equipado com um sistema de válvulas que introduzirá a água nas condutas de forma controlada.

O ciclo das amendoeiras abre hoje, dia 21 de Fevereiro, com a Feira do Lavrador, dedicada sobretudo à venda de produtos locais como os produtos hortícolas, o azeite, a amêndoa, vinho, e outros. Ao mesmo tempo realiza-se o Passeio TT “Terras de Freixo de Espada à Cinta”, um passeio que, no ano passado, contou com mais de 200 participantes.

O orçamento do certame ronda os 80 mil euros, comparticipado a 70 por cento pelo programa Douro Imaterial. Em comparação com anos anteriores, este é um orçamento mais baixo.

“Em anos anteriores chegaram-se a gastar mais de 150 mil euros nestas festas e, actualmente, isso não é possível”, apontou Pedro Mora, numa referência aos gastos do anterior executivo.

“Desde que somos câmara temos feito o orçamento mediante dois factores: quando há candidaturas investimos mais, quando não há temos de fazer alguma contenção”, explicou.

 

Programa para “todos os gostos”

 

Já no dia 22 é inaugurada, no Auditório Municipal, a exposição de pintura de Luísa Pintado, intitulada “Minha Terra, Minha Gente”, ao que se segue o Encontro de Bandas de Música.

No dia 28 de Fevereiro, a par da Feira do Lavrador, é inaugurada a XI Feira Transfronteiriça e a IV Feira de Gostos e Saberes. Ao longo do dia haverá animação com gaiteiros e a actuação da Banda de Música de Freixo. Para as 22h00, no novo espaço multiusos, está agendada a actuação de Mickael Carreira.

No dia 1 de Março realiza-se o primeiro Cortejo Ibérico de Burricos, Artes e Ofícios que irá percorrer as ruas da vila num percurso entre o Auditório Municipal e o novo Espaço Multiusos. Para a tarde está marcado o espectáculo musical dos Diapasão. O cortejo volta-se a realizar dia 7 de Março, dia que é dedicado a Espanha.

Ao longo do dia “nuestros hermanos” irão mostrar os seus produtos gastronómicos e tradições musicais com a “Dança da Bandeira”, de Hinojosa del Duero, e as “Charras de Lumbrales”. Para este dia está ainda marcada a actuação do Orfeão dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra e da banda espanhola “D’Tacon”.

No dia 8 de Março, dia de encerramento da Feira Transfronteiriça, o destaque é para o desporto: realiza-se a maratona BTT e, junto ao recinto da feira, no adro da Igreja e no Jardim Municipal, realizam-se os Jogos Tradicionais como a malha, a pelota ou a raiola. Às 11 da manhã é celebrada a Missa das Amendoeiras em Flor que, este ano, conta com a participação do Orfeão dos Antigos Estudantes da Universidade de Coimbra.

Durante a tarde sobe ao palco o Rancho Folclórico do Lindoso e o artista José Malhoa.

Ainda dentro da programação, a 14 de Março, realiza-se o IV Encontro Ibérico de Tunas, que conta com a participação de tunas da Universidade de Coimbra, do Porto, de Salamanca e de Valladolid.

A 15 de Março, a encerrar as festividades, a pista multiusos da Junta de Freguesia de Freixo recebe o Campeonato Nacional de Motocross nas categorias 85 cc, 125 cc, 450 cc e MX Elite.

 

Mais informações aqui

 

 

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
15
blogs SAPO