Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
06 de Fevereiro de 2009

 Foi ontem inaugurada uma das duas “Portas” do Parque Natural de Montesinho.

Trata-se de um centro interpretativo que abriu em Vinhais.

 

O equipamento fica localizado à entrada da vila, dentro da muralha do castelo e resultou da recuperação de um edifício degradado.

“Era uma casa em ruínas e ficou bem recuperada e está muito bem musealisada com estas novas tecnologias” afirma o presidente da câmara de Vinhais adiantando que “vai albergar técnicos de turismo, funcionários administrativos, vigilantes do parque para que o Parque Natural de Montesinho ganhe uma nova vida no concelho de Vinhais”.

 

Américo Pereira explica ainda o que este centro interpretativo “é o primeiro contacto com o parque, onde se pode ver fauna, flora, património e a partir daqui é que o turista se faz ao terreno”.

 

O Parque Natural de Montesinho deverá ter outra “Porta” em Bragança, mas ainda não há soluções para a construção de um espaço. “Estamos a trabalhar com a câmara e com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade mas ainda não está nada clarificado” refere o secretário de estado do ambiente.

 

Humberto Rosa acrescenta que para o Parque Natural do Douro Internacional também se está “à procura de recursos financeiros” para instalar as “Portas” bem como “poder reforçá-lo em meios humanos pois temos alguma carência”.

 

O centro interpretativo de Vinhais custou 540 mil euros, com 75% de comparticipação.

Vai estar aberto todos os dias e para ali vão ser deslocados três funcionários da autarquia e quatro do Parque Natural de Montesinho.

 

Fonte: Brigantia

publicado por Lacra às 12:06
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
15
blogs SAPO