Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
05 de Fevereiro de 2009

 

 

Os produtores de fumeiro de Vinhais esperam que a crise não afecte os paladares em mais uma feira dos tradicionais enchidos transmontanos que, entre hoje e domingo, perspectiva movimentar mais de meio milhão de euros.

Há 29 anos que o certame é a montra da importância económica do fumeiro, imagem de marca do concelho do Nordeste Transmontano, em pleno Parque Natural de Montesinho.

Segundo contas da organização da feira - a empresa municipal Turimontesinho - serão comercializados enchidos e derivados de 550 porcos, que chegam a atingir um valor comercial de mil euros por carcaça.

Feitas as contas, os quase 90 expositores de fumeiro, entre individuais, cozinhas regionais e unidades industriais de transformação têm a expectativa de comercializar mais de meio milhão de euros em ano de crise.

A iniciativa, que começou há quase três décadas com um grupo de senhoras a vender o fumeiro que confeccionavam num largo da vila, originou uma fileira económica que vai desde as pocilgas dos criadores de porco da raça bísara, às unidades industriais de transformação.

A feira continuou, no entanto a ter sempre espaço para os pequenos produtores tradicionais, os guardiães dos segredos da confecção que já conferiu protecção comunitária, com Indicação Geográfica Protegida (IGP) a oito produtos do fumeiro de Vinhais, designadamente o famoso salpicão, a linguiça, a alheira, o chouriço azedo e o presunto.

Para além dos produtores do fumeiro regional e artesãos, na edição deste ano as tasquinhas de gastronomia regional vão servir carne de vaca das raças autóctones transmontanas Mirandesa e Maronesa.

Os visitantes vão também encontrar pela primeira vez um espaço dedicado a produtos "gourmet" de várias regiões como azeites, doces, queijos ou vinhos.

Além do negócio com os produtos gastronómicos, a feira do fumeiro de Vinhais é também um espaço de diversão com espectáculos musicais e premeia os melhores produtores de fumeiro e da raça bísara em concursos.

 

publicado por Lacra às 06:26

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
15
blogs SAPO