Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
29 de Janeiro de 2009

Nos dez anos do mirandês como segunda língua oficial de Portugal, os estudiosos da "lhéngua" alertam: apesar de não estar em perigo, o mirandês está ameaçado pela modernização, sendo importante criar mecanismos para a sua manutenção.

O mirandês sobreviveu ao longo dos séculos devido, principalmente, ao isolamento da região em que a língua estava inserida e ao facto de ser transmitida através da tradição oral. Ora, actualmente, com a globalização e consequente "ameaça" de outras línguas, mais faladas através dos mais diversos meios de comunicação, os riscos são iminentes.

 

Sete mil pessoas falamum idioma que conta séculos

O mirandês é uma língua falada no nordeste transmontano, ocupando uma área de influência de cerca de 500 quilómetros quadrados, com principal incidência no concelho de Miranda do Douro e parte do concelho de Vimioso.

A "lhéngua" teve a sua origem num dos romances peninsulares formados a partir do latim vulgar, nomeadamente no asturo-leonês, pelo que pertence ao grupo das língua românicas. Sofreu grande influência do português, sobretudo a partir do século XVI, e foi conservada nas aldeias envolventes como língua de transmissão oral.

No entanto, o mirandês foi dado a conhecer ao Mundo como uma forma diferente de falar em 1882, pelo filólogo José Leite de Vasconcelos. O processo de normalização da "lhéngua" foi iniciado em 1995, com a publicação de uma Proposta de Convenção de Língua Mirandesa.

O renascimento da língua mirandesa, após um período em que o seu único embaixador era o já falecido padre António Maria Mourinho, surge em 1986, com o início do ensino do mirandês na então Escola Preparatória de Miranda do Douro, pela mão de Domingos Raposo, o primeiro professor a leccionar o mirandês como disciplina opcional.

Estima-se que o número de falantes do mirandês não deverá ultrapassar as sete mil pessoas.

publicado por Lacra às 11:54

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
17
25
blogs SAPO