Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
23 de Janeiro de 2009

 

O Cine-Teatro de Torre de Moncorvo recebe, esta sexta-feira, 23 de Janeiro, um dos “novos” nomes do fado português mais aclamado internacionalmente: António Zambujo.

O músico brasileiro Caetano Veloso disse da música ele que “é de arrepiar e fazer chorar” chegando mesmo a compará-lo com João Gilberto. Já na França, o último disco de António Zambujo, “Outro Sentido”, foi considerado pelo jornal Liberátion como um dos dez melhores de 2008. A comprová-lo, diz o mesmo jornal, que o cd chegou a atingir o terceiro lugar do top de vendas da “World Music”, da Fnac em França.

António Zambujo nasceu em Beja em 1975 e estudou clarinete no Conservatório do Baixo Alentejo durante 10 anos. Em 2000 foi viver para Lisboa e integrou o elenco do musical de Filipe La Féria, Amália. Em 2002 gravou o primeiro disco – “O mesmo fado”, numa altura em que ainda decorria o musical.

Dois anos mais tarde, em 2004, apresentou o segundo álbum, “Por Meu Cante”, considerado como “determinante” por fazer uma fusão do fado com o jazz e a música popular brasileira. Talvez por isso Caetono Veloso diga de Zambujo que a sua música intensifica mais a tradição do que a de outros seus contemporâneas.

Recentemente Zambujo lançou ainda “Outro Sentido”, disco que no Brasil contém mais três faixas adicionais: três duetos gravados no Rio de Janeiro com Ivan Lins, Zé Renato e Roberta Sá.

Antes da passagem por Torre de Moncorvo, António Zambujo irá actuar no Algarve com um quarteto de jazz e interpretará standarts e bossa nova. Dia 23 actua na vila de Torre de Moncorvo, no Cine-Teatro, num espectáculo agendado para as 21h30.

Zambujo continuará depois a digressão pelo norte da Europa, nomeadamente pela Noruega, onde tem agendadas três actuações, e pela Suécia.

publicado por Lacra às 18:34
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
17
25
blogs SAPO