Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
14 de Janeiro de 2009

 A ligação em auto-estrada entre Bragança e a cidade espanhola de Léon é um dos projectos, entre outros, que a autarquia brigantina quer vir discutidos na Cimeira Ibérica, no próximo dia 22 de Janeiro, em Zamora.

A agenda da Cimeira Ibérica integra várias questões de cooperação transfronteiriça como o policiamento e alfândegas e combate a fogos florestais que, segundo a imprensa nacional, serão alvo de um acordo a assinar. Mas paralelamente, segundo o autarca Jorge Nunes, a Fundação Rei Afonso Henriques irá apresentar um dossier, elaborado em nome de um conjunto de entidades públicas que reuniram em Bragança, onde estão sintetizados alguns projectos comuns a Portugal e Espanha.

Um deles é a ligação em auto-estrada entre Bragança e Léon, uma ligação vista como “indispensável” para unir a futura auto-estrada aos principais corredores rodoviários do norte de Espanha. Em Janeiro do ano passado os autarcas de Bragança, Léon, Puebla de Sanábria, La Bañesa, Castrorodrigo e Santa Maria del Páramo criaram uma associação para pressionar os Governos de ambos os países a avançar com esta ligação.

Outros dos projectos em cima da mesa é a recuperação ferroviária da Linha do Douro até Salamanca; a ligação da futura auto-estrada transmontana a Zamora; a construção do Centro Ibérico de Biodiversidade em Bragança; a construção de uma unidade, na área de economia, em Zamora; e a aposta numa ligação ferroviária mais a norte do território espanhol.

Ainda na Cimeira Ibérica será discutida a ligação em TGV entre Porto e Vigo e deverá ser estabelecido o calendário para criação do Operador do Mercado Ibérico de energia. 

publicado por Lacra às 07:00
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
17
25
blogs SAPO