OUTUBRO
Linha do Tua: relatório sobre causas do acidente adiado
O relatório final sobre as causas do acidente na linha ferroviária do Tua, ocorrido no dia 22 de Agosto, que causou um morto e 35 feridos, só vai ser conhecido dentro de um mês.
Bragança: Veiguinhas para 2009
O terceiro Estudo de Impacte Ambiental da Barragem de Veiguinhas será apresentado em Dezembro, ou Janeiro, datas que marcarão o início do licenciamento da barragem, como adiantou Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Bragança, à saída de uma reunião com a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e com a empresa responsável pelo estudo.
Vinhais: PSD acusa câmara de gestão danosa
O PSD de Vinhais vai processar a autarquia local por suspeita do crime de peculato e gestão danosa. Em causa está a criação de uma empresa municipal para a exploração de energia eólica, a ENERCASTRO.
Torre de Moncorvo: barragem provoca especulação de preços
O início da construção da barragem do Baixo Sabor, em Torre de Moncorvo, e as centenas de trabalhadores que são esperados, até à conclusão dos trabalhos, está a levar à especulação de preços no sector imobiliário.
Mirandela: Tribunal decidiu não levar a julgamento o caso do parto que deixou lesões irreversíveis a criança
O tribunal de Mirandela decidiu não levar a julgamento a médica obstetra e a enfermeira envolvidas no parto de uma criança que nasceu com paralisia cerebral e uma incapacidade de 95%, em Fevereiro de 2003, na maternidade daquela cidade.
Os pais, Isabel Bragada e Mário Damasceno, estão “desiludidos” com a não pronúncia das duas profissionais de saúde. Os pais da criança já viram ser arquivada, em Junho do ano passado, uma queixa-crime contra a obstetra e a enfermeira, mas voltaram a ter esperança após a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde ter decidido suspender, por noventa dias, a médica em causa por considerar que actuou com “desleixo e incúria” no trabalho de parto, ao ter-se ausentado do hospital, para jantar, quando estava em regime de presença física.
Perante estes novos dados, em Outubro do ano passado, os pais decidiram constituírem-se como assistentes no processo e requereram a abertura da instrução que agora teve o despacho de não pronúncia.
Bragança: Sortegel à venda
A Sociedade Lusa de Negócios (SLN), detentora do BPN, lançou, recentemente, uma lista das áreas de negócio com activos à venda, contemplando, entre outras, a empresa Sortegel, cuja actividade principal é a produção, transformação e comercialização de castanha.
Mirandela: Acidente na Linha do Tua sem explicação
Dois meses depois do acidente ferroviário, conhecidos os resultados do Inquérito
A Comissão Técnica de Inquérito (CTI) ao acidente registado na linha do Tua admite que possa ter havido um ligeiro abatimento da via, no local do descarrilamento, mas diz não ter elementos suficientes para concluir o que esteve na sua origem.
PIDDAC: 12 concelhos da região sem verbas
O Plano de Investimento e Despesas de Desenvolvimento para a Administração Central prevê a transferência de verbas superiores a 160 milhões de euros para o distrito de Bragança (88 milhões de euros) e para o distrito de Vila Real (73 milhões de euros).
Região: Carlos Guerra deixa Direcção Regional
Carlos Guerra, director da Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), foi escolhido por Jaime Silva, ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, para assumir novas funções, na circunstância, a gestão nacional do Plano de Desenvolvimento Rural.
Bragança: Ter um AVC no distrito é “mais” grave
As vítimas de Acidente Vascular Cereal (AVC) socorridas num espaço de três horas desde a manifestação dos primeiros sintomas da doença (dificuldades de na fala, adormecimento de um lado da face e falta de força) podem vir a ficar, praticamente, sem sequelas físicas e psicológicas. No entanto, nenhum dos três hospitais (Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros) do Centro Hospitalar Nordeste dispõe de equipamento e recursos humanos para praticar a chamada técnica de fibrinólise. Esta técnica está disponível no Hospital de Vila Real, mas o tempo necessário para chegar aí pode ser demasiado para uma aplicação terapêutica eficaz.
Torre de Moncorvo: INEM recusa transporte de cadáveres
Uma família de Torre de Moncorvo esteve cerca de quatro horas na berma da estrada com o cadáver de um familiar a aguardar que o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) tomasse uma decisão sobre quem deveria fazer o transporte do corpo e para onde.
Linha do Tua: Peritagens podiam ter poupado vidas
Diferentes pareceres solicitados pela Comissão Técnica de Inquérito (CTI) apontam no mesmo sentido: “problemas ao longo da infra-estrutura, com particular incidência no local do acidente, e as deficiências que dificultam o contacto entre a roda e o carril”.
NOVEMBRO
Bragança: Nacionalização do BPN não afecta Sortegel
Bragança: CESPU inaugurou Centro de Formação e apresentou programa de investimentos
O Hospital privado de Bragança, a construir nos próximos dois anos pela CESPU – Unidade Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, vai passar a designar-se Nova Saúde - Hospital Duque de Bragança.
Bragança: Projecto Refcast quer mais 12 mil hectares de novos soutos
O Refcast é um projecto de investimento no sector agrícola que pretende aumentar a área de produção de castanha, em toda a região Norte, em 12 mil hectares. Além das novas plantações, contempla a renovação de seis hectares já existentes. As áreas de expansão do castanheiro vão da região de Trás-os-Montes (sobretudo a Terra Fria e concelho de Valpaços) ao Minho, abrangendo ainda os distritos da Guarda e Viseu (sobretudo zona da Penela da Beira).
Educação: Sobrinho Teixeira à frente dos politécnicos
Sobrinho Teixeira, presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), foi eleito presidente do Conselho Coordenador dos Presidentes dos Institutos Politécnicos.
Investimento: Alfândega da Fé inaugura primeiro SPA ao ar livre
A autarquia de Alfandega da Fé, distrito de Bragança, investiu 1,2 milhões de euros na criação do primeiro SPA suspenso e ao ar livre de Portugal. Localizado a mais de mil metros de altitude, em plena Serra de Bornes, o investimento pretende servir como complemento à Estalagem Srª das Neves, que agora passa a denominar-se Hotel SPA, no sentido de lhe permitir obter rentabilidade.
Protocolo: Bragança vai ajudar São Tomé e Príncipe
A autarquia de Bragança vai ajudar o distrito de Água Grande, em São Tomé e Príncipe, a organizar os serviços públicos ao nível dos recursos humanos, gestão e planeamento. O protocolo entre as duas entidades foi assinado, na semana passada, em Estrasburgo, no âmbito de uma iniciativa europeia para a cooperação Norte-Sul.
Acessibilidades: Sócrates assina contratos para o IP2 e IC5
O primeiro-ministro José Sócrates e o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, estiveram em Vila Flor para assinar o contrato de concessão para o Douro Interior.
A concessão do Douro Interior engloba o IP2, que ligará o distrito da Guarda ao sul do distrito de Bragança, e o IC5, entre o IP4 e Miranda do Douro. O valor da obra é de 826 milhões de euros e é liderado pela Mota Engil.
Torre de Moncorvo/Vila Flor: Regadio concluído após 40 anos de espera
O Primeiro-ministro, José Sócrates e o Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Jaime Silva, foram ao vale descerrar a lápide de inauguração da última das barragens do projecto de aproveitamento hidroagrícola, a Barragem do Ribeiro Grande e do Arco, que representou um investimento de cerca de 19 milhões de euros.
Com a Barragem de Santa Justa, já construída, este empreendimento irá servir uma superfície total de 1456 hectares de rega, beneficiando cerca de 800 agricultores e culturas como olival, vinha e hortofrutícolas.
Região: Professores voltaram às ruas
Milhares de professores de Vila Real e de Bragança saíram à rua, ontem à noite, para, mais uma vez, contestar o modelo de avaliação que o Ministério quer fazer avançar.
Saúde: Unidade de hemodiálise inaugurada em Mogadouro
Depois de longos meses de espera, a Unidade de Hemodiálise de Mogadouro foi finalmente inaugurada pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. Equipamento serve quatro concelhos e criou quinze postos de trabalho.
DEZEMBRO
Região: Direcção Regional de Agricultura com nova chefia
António Ramalho é o novo director Regional de Agricultura e Pescas do Norte
Júlia Rodrigues pediu a demissão de Directora Adjunta de Agricultura e Pescas do Norte, alegadamente, por considerar que Mirandela deixa de ser o centro das decisões no sector.
Bragança: professores em greve
Mais de 90 por centos dos professores do distrito de Bragança aderiram à greve Nacional de Professores e Educadores, segundo dados da Plataforma Sindical dos Professores.
Tempo: Neve deixa região isolada
Meios: Mais limpa-neves para o distrito de Bragança
Meios: Bombeiros profissionais em todo o distrito
O distrito de Bragança deverá passar a dispor, no mínimo, de 12 equipas de intervenção permanente, compostas por cinco bombeiros profissionais por equipa.
Acessibilidades: Sócrates em Bragança adjudica Auto-Estrada Transmontana e Vimioso pede 10 quilómetros - ligação rodoviária do concelho ao IP4, pela EN 218
Acessibilidades: Aldeia de Bragança sem acesso
Acesso à freguesia é problema comum ao município de Bragança e de Macedo de Cavaleiros. Falta de entendimento entre autarquias tem provocado atraso na resolução do problema.
Linha /Barragem do Tua – em referendo
A CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) deu parecer jurídico favorável à realização de um referendo local sobre a manutenção e exploração ou encerramento da Linha do Tua, proposto pelo deputado municipal independente, José António Ferreira, na Assembleia de Mirandela, do passado mês de Setembro.
Macedo de Cavaleiros: Tribunal condena Piaget
O Tribunal da Relação do Porto (TRP) condenou o Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros a pagar uma indemnização de cerca de 40 mil euros a Ana Sofia Damião, vítima de actos de praxe considerados “degradantes e humilhantes”. a direcção daquele instituto revela, em comunicado, que vai recorrer para o Supremo Tribunal de Justiça.