Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
27 de Dezembro de 2008

 A autarquia de Freixo de Espada à Cinta procura o apoio de um mecenas que ajude a recuperar o retábulo-mor da Igreja Matriz da vila, ou seja, os quadros da escola de Grão Vasco, datados da década de 20 do século XVI. A Igreja Matriz, monumento nacional, encontra-se em obras há mais de seis anos mas agora a autarquia decidiu retirar os andaimes uma vez a abóbada daquele templo manuelino se encontra perfeitamente consolidada e por recuperar ficou apenas o retábulo-mor a que correspondem os quadros de Grão Vasco.

Desde que a Delegação de Cultura do Norte decidiu intervencionar o monumento que a população local sempre se opôs à saída dos quadros de Grão Vasco. A autarquia ainda solicitou que as obras de arte fossem recuperadas no local mas dada a indisponibilidade financeira demonstrada por aquele organismo público, a câmara decidiu avançar por sua conta e procurar um mecenas que ajude a concretizar a obra.

Em causa está a recuperação de 16 telas de madeira que se encontram numa situação bastante fragilizada e que são de grande valor. O presidente da autarquia, José Santos, considera mesmo que estas telas podem estar em risco de se perder definitivamente e que “já deviam ter sido recuperados”.

Esta intervenção no retábulo-mor está orçada em 70 mil euros e já há entidades privadas disponíveis para ajudar a câmara a avançar com a obra. No entanto, o edil já fez saber que se o financiamento com privados não for conseguido, será a câmara a avançar sozinha e a recuperar não só os quadros como também o telhado e o altar da Igreja da Misericórdia.

A Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta é monumento nacional desde 1910. Foi mandada edificiar por D. Manuel no local de um antigo templo gótico que havia sido construído no mesmo local, no reinado de D. Sancho II. É uma das três igrejas manuelinas com abobadamento das naves à mesma altura. As telas da escola de Grão Vasco correspondem a 16 tábuas quinhentistas que versam sobre a vida de Jesus.

 

publicado por Lacra às 08:12
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
blogs SAPO