A ligação à freguesia de Macedo do Mato continua por resolver. O problema foi levantado na última Assembleia Municipal de Bragança, na passada segunda-feira, pelo deputado da CDU, José Castro.
Há vários anos que aquela freguesia reclama melhores acessos mas dado que a ligação é comum ao concelho de Bragança e ao concelho de Macedo de Cavaleiros, o problema foi-se arrastando.
No entender de José Castro “nunca houve intenção da autarquia brigantina em fazer essa coordenação com o município de Macedo de Cavaleiros” e isso tem levado a que “uma freguesia do nosso concelho viva isolada e condicionada”.
O presidente da autarquia brigantina diz, no entanto, que já avançou com a repavimentação de parte do acesso a Macedo do Mato, até aos limites do concelho de Bragança. No restante acesso, segundo Jorge Nunes, a câmara de Macedo de Cavaleiros decidiu colocar infra-estruturas de saneamento básico para, de seguida, proceder à repavimentação, o que ainda não aconteceu.
São, segundo o deputado da CDU, “cem metros de estrada que significam a marginalização de uma comunidade e a falta de solidariedade deste município”.
Já Jorge Nunes diz que em causa não está o investimento, mas as competências para actuar num município vizinho, como explicou:
“não podemos actuar no município de Macedo de Cavaleiros, não podemos mandar deslocar máquinas e fazer aquilo que não nos compete”.
Enquanto os cem metros de estrada não forem repavimentados, a freguesia de Macedo do Mato continuará isolada e com os acessos condicionados.