O Teatro de Bragança vai receber uma das maiores obras-primas do bailado clássico. Neste Domingo, 5 de Dezembro, sobe ao palco a Moscow Tchaikovsky Ballet, uma companhia itinerante sedeada em Moscovo que congrega solistas dos principais teatros da ex-União Soviética, como o Teatro Bolshoi e o Tetaro Perm, na Rússia; o Teatro Kiev e o Teatro Odessa, na Ucrânia; e o Teatro Tbilisi, na Geórgia.
Com esta obra, a companhia presta homenagem a Pyotr Tchaikovsky, um dos maiores compositores russos de todos os tempos e autor do “Quebra-Nozes”.
O argumento deste bailado é baseado no conto de E.T.A. Hoffman, “O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos”, que conta a história de uma menina que sonha com um príncipe Quebra-Nozes, príncipe que entra numa feroz batalha contra um Rei dos Ratos. A menina, vencendo os seus próprios medos, entra na batalha e aniquila, com os seus sapatos, o Rei dos Ratos.
O Quebra-Nozes, transformado num príncipe, conduz a menina ao Reino das Neves, um reino maravilhoso onde uma fada distribui alegria e guloseimas às crianças com capacidade de sonhar. Um clássico de Natal, adaptado pela Moscow Tchaikovsky Ballet, uma companhia que tem granjeado respeito junto dos vários públicos de toda a Europa.
A intensidade das expressões, a subtileza dos movimentos, a graciosidade dos gestos e a capacidade técnica exemplar dos bailarinos são motivo de orgulho para Anastasia Sverchkova, directora artística e bailarina na Companhia, e um bom motivo para o público de Bragança sair de casa e apreciar um espectáculo de grande qualidade.