É já no início de Dezembro que o comércio local vai lançar o novo cartão de descontos que vai possibilitar aos clientes ofertas em várias lojas e estabelecimentos das cidades de Bragança, Chaves e Viseu.
A iniciativa insere-se no projecto da Rede Gestus, lançado pela Associação Comercial de Bragança, em colaboração com as suas congéneres de Chaves e Viseu, e em parceria com uma empresa de consultadoria de Vila Real. Para já, em Bragança, são 40 os estabelecimentos que aderiram, de forma gratuita, a esta rede.
Para além do cartão de descontos, que tem como objectivo fidelizar os clientes e levá-los a comprar no comércio tradicional, a Rede Gestus contempla ainda a constituição de uma central de compras que permita aos comerciantes ganhar escala junto dos fornecedores e conseguir comprar a preços mais competitivos.
Apesar das inúmeras vantagens, reconhecidas pelo Governo que, na apresentação do projecto, lhe deu, de imediato, luz verde, o presidente da ACISB assume que há alguma “renitência”, por parte de muitos comerciantes, em aderir a este programa.
“Não entendo porque não há mais interessados mas, estou convencido que quando lançarmos a iniciativa, haja mais comerciantes que queiram fazer a sua adesão”, apontou António Carvalho.
O cartão da Rede Gestus vai ser lançado já no início de Dezembro, em plena época natalícia, para assim motivar o público a comprar no comércio local. Para além desta iniciativa, a Associação Comercial tem já planeadas várias outras acções, embora com um orçamento reduzido em cerca de 50 por cento.
Da parte da autarquia já veio uma resposta positiva quanto a alguns pedidos, como seja, o alargamento do horário de funcionamento dos estabelecimentos a partir do dia 15 de Dezembro, aos domingos e feriados. A Câmara decidiu, também, não cobrar a primeira hora aos automobilistas que estacionem nos parques subterrâneos da Praça Camões e da Avenida Sá Carneiro.
Embora haja uma redução do investimento na iluminação de Natal para a cidade, a Associação obteve a garantia que haverá ruas iluminadas. “Será algo simples”, afiançou António Carvalho.
Haverá, ainda, a organização de outros eventos, como o desfile de Pais-Natais, que será realizado em conjunto com a Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança e com outras instituições sociais. Na Praça da Sé será colocada uma “casa do Pai-Natal” e é garantido que, pelas ruas da cidade, serão distribuídos pequenos “presentes”.
O presidente lamenta, no entanto, que os comerciantes continuem a assumir uma postura de “desinteresse” em relação a actividades que possam potenciar e dinamizar o comércio local.