Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
25 de Dezembro de 2008

A cidade de Miranda do Douro recebe, dia 26, 27 e 28 de Dezembro o festival “Geada 2008”, o primeiro Festival de Cultura Tradicional das Terras de Miranda, promovido pela Associação Recreativa da Juventude Mirandesa (ARJM) e pelos Pauliteiros de Miranda do Douro.

A iniciativa surgiu como forma de festejar o terceiro aniversário dos Pauliteiros de Miranda e o primeiro aniversario da ARJM, numa altura que coincide ainda com as comemorações dos 150 anos do nascimento de José Leite Vasconcelos, um dos maiores vultos da cultura nacional, natural de Miranda do Douro.

O “Geada 2008” vai dar enfoque sobretudo às tradições de inverno das Terras de Miranda e à música folk tradicional. Por isso, logo no dia 26 de Dezembro, o convite é para comparecer junto à tradicional Fogueira do Galo, na Sé Catedral, onde actuarão os asturianos L´Andecha Turcipié, o Quinteto Reis e muitas “gaitas à solta”.

No dia 27 de Dezembro, os participantes podem reviver uma matança do porco tradicional e participar na confecção de fumeiro. Haverá ainda tempo para aprender as tradicionais danças mirandesas, visitar a exposiçao “La nuossa tiêrra” e conhecer um pouco mais da cultura mirandesa assistindo à palestra de Amadeu Ferreira sobre “José Leite de Vasconcelos i la lhéngua mirandesa”.

No mesmo dia, à noite, a animaçao fica ao encargo dos Pauliteiros de Miranda, Roncos do Diabo, Galandum Galundaina, Tuttis Catraputtis e La Charanga de Zeek i Trasgo.

A encerrar o festival, os promotores sugerem um passeio pelo concelho, “na ruota de Vasconcelos”, a leitura de Poemas, a visita à estação arqueológica de Solhapa e a outras aldeias tradicionais.

Ivo Mendes, da ARJM, considera que esta será uma forma de “festejar e apresentar a cultura mirandesa ao país”. A entrada no festival e a participação nas actividades é gratuita.

publicado por Lacra às 10:00
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
blogs SAPO