O Agrupamento Escolar Augusto Moreno está a desenvolver esforços para, no final do mês de Novembro, arrancar com um Clube de Encarregados de Educação. A iniciativa prevê um maior envolvimento da escola com os responsáveis educativos, estando previstas deslocações aos locais de residência dos mesmos, sempre que viverem fora da cidade de Bragança.
Este é mais um serviço que nasce no âmbito de um projecto para promoção do sucesso educativo, minimização da indisciplina escolar e desenvolvimento das competências parentais, realizado por Judite Moreira, doutorada em Psicologia e Ciências da Educação. Para já estão a ser desenvolvidos os contactos e parcerias que permitam arrancar com o Clube, de forma a envolver os pais e encarregados no processo educativo dos menores, como explicou a responsável.
“O nosso objectivo é envolver os pais e mostrar-lhes que a escola está presente e quer ouvir as suas preocupações. Este Clube será um espaço de partilha de experiências e de opiniões, de resolução de problemas e situações, e, também, uma forma de dar um maior acompanhamento a estes jovens estudantes”.
Já Emília Estevinho, directora do Agrupamento de Escolas Augusto Moreno, entende, também, que este Clube será uma plataforma de colaboração entre os encarregados de educação e a escola.
“Será mais uma forma dos pais colaborarem e estarem com a escola, numa outra organização diferente da Associação de Pais, que não colide”, apontou, frisando que a vontade do executivo é a de ter o Gabinete de Apoio ao Aluno a “dinamizar várias actividades”.
E nesse sentido, são várias as acções dinamizadas dentro do Gabinete de Apoio ao Aluno. No âmbito da prevenção da indisciplina e da promoção do sucesso educativo, Judite Moreira desenvolveu, ainda, a Oficina de Danças Étnicas e a Oficina de Música, dois projectos que, este ano, continuam em curso.
“Começamos no ano passado e pude constatar que houve um maior interesse dos alunos pela escola. Este ano já me perguntaram quando é que iniciávamos!”, notou.
Mas, para além das Oficinas, o Gabinete de Apoio de Aluno desenvolve vários outros projectos, com diferentes profissionais. É o caso dos “Tempos Vivos”, por exemplo, da responsabilidade de Ana Fernandes, e que visa ocupar algum tempo livre dos alunos em actividades que sejam do seu agrado. Depois, há projectos vocacionados para a dinamização da Rádio Escola; a inserção de alunos de etnia cigana; o Português para Estrangeiros, ou a Saúde Escolar.
“É um Gabinete que congrega vários professores, que desenvolvem aqui os seus projectos e que interagem entre eles, não se ficando pelo atendimento do aluno, mas indo mais longe, sempre que possível”, notou Emília Estevinho.
E foi na tentativa de ir mais longe que, no ano passado, Judite Moreira teve a iniciativa de convidar o médico Monteiro Morais a integrar, voluntariamente, este Gabinete.
Uma vez por semana, Monteiro Morais desloca-se à escola para ouvir os “queixumes” que possam surgir e para prestar o apoio que lhe seja solicitado. Embora seja a primeira vez que participa num projecto escolar, o médico faz um balanço positivo: “embora não seja a minha especialidade, (sou cirurgião), considerei que podia dar um primeiro apoio, uma vez que a formação médica me permite abordar estes casos e ajudar à promoção do bem-estar físico e intelectual”.
Um contributo especial e único que, no entender de Judite Moreira, ajuda na melhoria do próprio sistema educativo: “tudo o que contribua para melhorar o sistema educativo, contribui para minimizar os problemas escolares e, isso, traduz-se na qualidade do centro educativo, numa maior motivação dos alunos pela escola e, consequentemente, na diminuição do absentismo”.
Opinião idêntica tem Emília Estevinho. A directora considera que o facto do Gabinete integrar vários docentes, com diferentes projectos, se tem traduzido numa mais-valia para a escola, pois todos interagem entre si, multidisciplinarmente, na tentativa de promover o sucesso escolar.