Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
13 de Dezembro de 2008

Montalegre, Lamego e Bragança entre os 100 primeiros lugares

No ranking dos dez melhores web sites municipais a nível nacional, a autarquia flaviense volta a ocupar o 5º lugar, posição alcançada também em 2005. A cerimónia de entrega dos Prémios SAPO Local / UMinho 2008 aconteceu no dia 4, em Lisboa, tendo a câmara de Pombal arrecadado o primeiro lugar da tabela. O Sapo Local e a Universidade do Minho (UM) distinguiram os municípios portugueses com melhores práticas na web, considerando critérios relacionados com conteúdos e a sua actualização, os serviços on-line, a acessibilidade e navegabilidade, nomeadamente as facilidades para cidadãos com necessidades especiais. Desenvolvido pelo GÁVEA, Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade de Informação da UM, o estudo realizou-se pela primeira vez em 2000 e a cada dois anos avalia a qualidade da presença das câmaras na Internet, classificando-as de acordo com quatro níveis de maturidade. “O primeiro avalia as presenças mais elementares na web, em que o objectivo é apenas disponibilizar informação sobre o município ao cidadão, mas não há a possibilidade de interactividade. No nível dois, já são disponibilizados formulários de suporte aos serviços, evitando a deslocação física à autarquia para os solicitar. Embora estejam disponíveis as instruções de preenchimento, não é possível submetê-los electronicamente. Já no nível seguinte as pessoas têm a possibilidade de o fazer. No nível quatro, estuda-se o nível transaccional entre o cidadão e a câmara municipal, estudando a possibilidade de submissão, acompanhamento, decisão, entrega e pagamento de forma electrónica”, explicou o coordenador do estudo, Leonel Santos. Da região de Trás-os-Montes, o site da câmara de Chaves é o que apresenta um melhor resultado, ocupando o segundo lugar no nível três, repetindo a posição de 2005. O professor da UM afirmou, ao Mensageiro, que o próximo objectivo deve passar pela mudança para o nível seguinte. “Chaves está no nível três, incluindo a possibilidade de submeter alguns formulários electronicamente, mas agora é preciso permitir o nível de transacção dos serviços electrónicos para que o cidadão possa requerer, aceder e pagar os serviços completamente a partir da web.” O site da câmara de Bragança permite apenas o download dos formulários, por isso ocupa o segundo lugar desse nível, sendo que em 2005 tinha ficado na 11ª posição.

A região num só clique

O estudo analisou 308 concelhos de todo o país, tendo sido referenciados como “em reestruturação” os sites das câmaras de Vinhais, Mesão Frio e Murça. Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Vila Flor apresentam “erro no acesso”.

 

Fonte: Mensageiro

publicado por Lacra às 09:06

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
blogs SAPO