A câmara municipal de Miranda do Douro vai apostar, pela primeira vez, na “Presidência Aberta”, uma iniciativa que visa auscultar as populações e, ao mesmo tempo, defender prioridades de cada uma das localidades. A iniciativa vai desenvolver-se durante a próxima semana.
Desta forma, a autarquia pretende acompanhar “mais de perto” a vida política, económica, social e cultural do concelho de Miranda do Douro, com o objectivo de “demonstrar solidariedade com o quotidiano dos populares fustigados pelas condições adversas de quem vive o peso da interioridade”.
A câmara pretende conhecer mais de perto a realidade do dia-a-dia para, depois, encontrar potencialidades, de forma a motivar a fixação dos mais jovens, dos empresários e de todos quanto queiram investir em Miranda do Douro.
“É necessário criar condições para que tal aconteça e inverter as tendências de desertificação e abandono das nossas terras, pelo incentivo ao investimento no sector primário, no turismo e até mesmo na indústria”, afirma Artur Nunes, presidente da câmara, em comunicado à imprensa.
Também em Freixo de Espada à Cinta o presidente da autarquia, José Santos, desenvolveu, mais uma vez, a “Semana do Município”, tendo como base a ideia “mais perto de todos, mais perto das soluções”.
Desde há vários anos que o executivo camarário de Freixo de Espada à Cinta vai, durante uma semana, às várias freguesias do concelho, conjuntamente com os técnicos superiores do município, para ouvir os problemas dos munícipes.
Esta gestão autárquica de proximidade, visa permitir um contacto mais directo com os problemas das Freguesias e dos Munícipes, principalmente daqueles que gozam de menos possibilidades de se deslocarem com regularidade à Câmara Municipal.