A freguesia do Lombo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, inaugura, amanhã, o Lar de Terceira Idade. A infra-estrutura é da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros e custou 2,3 milhões de euros, financiados, em grande parte, pela Fundação Félix Chomé, do Luxemburgo.
Tal financiamento tem como contrapartida a admissão prioritária a familiares directos de emigrantes no Luxemburgo.
Esta nova infra-estrutura vem reforçar os equipamentos sociais de apoio à terceira idade de instituições sem fins lucrativos, num concelho com elevado número de idosos, muitos sem qualquer retaguarda familiar. Vem servir 95 pessoas nas valências de lar de idosos e serviço de apoio domiciliário.
O edifício reúne excelentes condições para o acolhimento dos idosos com qualidade e conforto. Está apetrechado com 31 quartos, sendo 23 duplos, 7 individuais e um de casal, 5 salas de estar, uma sala de actividades lúdicas e recreativas, consultório médico, barbearia/cabeleireiro e duas unidades de banho acompanhado.
O Lar, já em funcionamento, não tem ainda acordos de cooperação com a Segurança Social, situação que se espera resolvida a curto prazo.
A cerimónia de inauguração está marcada para amanhã, pelas 11 horas da manhã. No evento vão marcar presença o provedor da Santa Casa, Alfredo Castanheira Pinto; o embaixador do Luxemburgo em Portugal, Alain de Muyser; o presidente honorário da União das Misericórdias Portuguesa, o Pe. Vítor Melícias; entre outras entidades.