“Amália Hoje”, Mickael Carreira e Tony Carreira – são estes os artistas que, este ano, de 19 a 22 de Agosto, completam o cartaz das Festas da Cidade de Bragança, em honra da padroeira Nossa Senhora das Graças.
O programa religioso iniciou-se esta quarta-feira, dia 11, e culmina no dia 22 com a celebração da Eucaristia, na Catedral, presidida pelo Bispo D. António Montes, e seguida da tradicional Procissão solene, entre a Catedral e a Igreja de Nossa Senhora das Graças.
Outro dos pontos altos das festividades, iniciadas a 19 de Julho com os vários espectáculos musicais realizados na Praça Camões, é a Festa da História, agendada para este fim-de-semana, de 13 a 15 de Agosto.
A zona histórica da cidade volta a recuar até à época medieval e a trazer ao Castelo personagens de outros tempos. Como no ano passado, terá lugar uma peça de teatro relacionada com a história da cidade, desta vez dando continuidade à história da família dos Braganções. Este ano, a Associação Bragança Histórica representa o “rapto da Princesa da Arménia”. O argumento é da autoria de António Afonso, que apresentou o livro, nesta segunda, no Mosteiro de Castro de Avelãs. É que, segundo a História, a Princesa da Arménia terá sido raptada pelo Braganção Mendo Alão quando pernoitava no Mosteiro de Castro de Avelãs, indo a caminho de Santiago de Compostela, como muitos peregrinos.
Este ano, a peça de teatro será apresentada em dois dias, 13 e 14 de Agosto, e terá o custo de um euro de entrada
Ao longo dos três dias haverá Dança e música medievais, exposições e mercados, jogos e torneios, personagens trajadas a rigor e teatro de rua, malabarismo, circo, gigantes, duendes e bruxas.
As festas da cidade contemplam ainda um vasto programa de actividades culturais, recreativas e desportivas. Destaque para o dia 21 de Agosto em que se realiza a tradicional achega de touros, no campo do Trinta, bem como o concurso concelhio de bovinos de raça mirandesa.
O mediático Tony Carreira encerra as festividades, no dia 22, dia do grandioso Arraial.
As Festas da Cidade de Bragança são organizadas pela câmara municipal, pelas duas juntas de freguesia da cidade (Sé e Santa Maria), e pela Comissão Fabriqueira da Igreja de Nossa Senhora das Graças.