Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
04 de Dezembro de 2008

 A neve que caiu no passado fim-de-semana deixou o distrito de Bragança e o distrito de Vila Real isolados do resto do país. É que, segundo os governadores civis dos dois distritos, Jorge Gomes e António Martinho, em declarações à Lusa, não há planos de emergência para dar resposta a estas ocorrências, tal como acontece na região da Guarda.

A Liga de Bombeiros já adiantou também que vai alertar o secretário de Estado da Protecção Civil para esta situação e exigir mais meios para as corporações do interior.

A neve começou a cair na passada sexta-feira deixando toda a região transmontana sob alerta amarelo. Na cidade de Bragança houve o registo de vários acidentes e a circulação esteve condicionada algumas horas na maior parte das artérias.

A quantidade de neve que caiu a par da falta de meios levou ao corte do IP4, durante o fim-de-semana, bem como , assim como a A7 (entre Vila Pouca de Aguiar e Celorico de Bastos), a A24 (entre Castro Daire e Lamego), e de algumas estradas nacionais. A zona do Marão (IP4), entre Vila Real e Amarante, esteve cortada várias vezes nos dois sentidos, ao longo de todo o fim-de-semana.

No distrito de Vila Real, várias aldeias ficaram isoladas e com os acessos condicionados a veículos com tracção. A maioria dos meios esteve, no entanto, concentrada na limpeza do IP4, A24, A7 e Estrada Nacional 103.

Uma das principais condicionantes é a existência de apenas um limpa-neves para todo o IP4. Mas as corporações de bombeiros de Bragança e de Vila Real encontram-se equipadas viaturas todo-o-terreno e preparadas para dar resposta a estes casos. Ainda assim, também o presidente da Liga já veio afirmar que estes meios são escassos e que era necessário equipar as corporações do interior com motas de neve e fatos térmicos uma vez que há sempre o risco de novas ocorrências.

As autoridades alertaram ainda para a necessidade da população colaborar com a protecção civil e não provocar situações de risco, nomeadamente procurando estradas alternativas às vias cortadas pela neve.

Durante esta semana, o distrito de Bragança esteve sob alerta amarelo devido aos fortes períodos de chuva e às rajadas de vento. O aviso deverá manter-se durante todo o fim-de-semana.

 

publicado por Lacra às 10:55
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
21
blogs SAPO