A Associação Recreativa da Juventude Mirandesa, em colaboração com a câmara municipal de Miranda do Douro, vai promover, de 21 a 24 de Julho, o primeiro Curso Intensivo de Língua e Cultura Mirandesa.
O curso vai decorrer nas instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro existentes na cidade. Do programa fazem parte oficinas de escrita e oralidade, cantos e dizeres do povo mirandês, etnolinguística mirandesa, as perspectivas actuais e futuras da musica mirandesa e várias actividades complementares. Os participantes vão poder visualizar filmes sobre a cultura mirandesa, bem como assistir a saraus de música mirandesa.
Haverá ainda lugar para conhecer as aldeias do concelho, verdadeiras escolas de cultura das Terras de Miranda, bem como experimentar os jogos tradicionais, a gastronomia local e até as danças mirandesas.
O curso vai contar com a participação de especialistas da área, como Domingos Raposo, Lurdes Cameirão, António Bárbolo, Mário Corrreia, Abílio Topa, Mónica Ferreira e Alfredo Cameirão.
A inscrição no curso e o acampamento é gratuito. Há ainda transporte assegurado para os locais das actividades, embora as refeições nos restaurantes aderentes estejam sujeitas a pagamento.
No final os participantes vão ter direito a um certificado.