Um acidente com um tractor matou um idoso, hoje, na aldeia de Viduedo, concelho de Bragança. O homem, de 73 anos, andava com outros agricultores no campo, e já ao final da manhã, quando se encontravam a carregar o reboque com os fardos, a máquina desengatou-se, resvalando pelo terreno abaixo. Em cima do reboque encontrava-se Gil António Carvalho que contou como tudo aconteceu.
“Eu estava em cima do reboque e ainda pensei em saltar, foi quando ele, (Delfim Manuel Pires), saltou e tentou puxar o travão de mão. Ele queria travar o tractor para que não caísse mas a roda da frente passou-lhe por cima e ficou debaixo do reboque”.
Os bombeiros de Bragança acorreram ao local com uma ambulância todo-o-terreno e uma viatura de desencarceramento. Ainda foram efectuadas manobras de reanimação mas a vitima já se encontrava sem sinais vitais.
“Ainda lhe tentamos dar água mas eu vi a pulsação e já estava frio”, contou o amigo.
A idade avançada da vítima e algum descuido no manuseamento da máquina agrícola poderão ter estado na origem de mais um acidente mortal a registar no distrito. É que, segundo contou Gil Carvalho, “o travão de mão já não funcionava bem” e a vítima não saberia “andar muito bem com o tractor”.
Já há uns anos, a vítima tinha sofrido um acidente de tractor, embora sem consequências graves.
Um estudo efectuado pelo Governo Civil de Bragança, há uns anos atrás, revelava que a maioria dos condutores que sofrem acidentes de tractores têm uma média avançada de idade, entre os 70 e os 80 anos. Destes, 75 por cento não tinha carta especifica de condução de maquinas agrícolas e, por norma, as máquinas acidentadas encontram-se em estado obsoleto devido aos anos de trabalho acumulado. O estudo concluía ainda que o facilitismo e a incúria são factores que estão na origem da maioria dos acidentes com tractores.
No distrito de Bragança, este foi o terceiro acidente mortal com máquinas agrícolas registado durante este ano.