Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
07 de Julho de 2010

Paralelamente à Antologia de Júlio Pomar que está em exposição no Centro de Arte Contemporânea, até 17 de Outubro, Graça Morais, artista residente, expõe, em cinco das suas sete salas, um conjunto de retratos e auto-retratos em que se elege como modelo a si própria ou à sua mãe ou a outras mulheres de Trás-os-Montes.

“Desde há cerca de trinta anos que Graça Morais vai registando essas imagens, não apenas num intuito quase antropológico de apresentar e preservar uma tradição, mas sim em permanente evocação, fixando momentos significantes do passado e da infância da pintora”, escreve Sílvia Chicó no catálogo de apresentação.

Na escolha das obras, Graça Morais pretendeu homenagear o pintor Júlio Pomar, artista convidado a expor no Centro de Arte até 17 de Outubro, e fê-lo ao levar obras ligadas ao desenho.

“O Júlio Pomar é um grande desenhador e eu também gosto muito do desenho”, confidenciou, apontando que o desenho é fundamental na sua arte.

As peças escolhidas são “especiais e fortes” e nelas, muitas vezes, confunde-se a imagem da mãe com a imagem da artista. Noutros são as mulheres transmontanas, o universo feminino ligado à ruralidade, ou a homenagem de Graça Morais às mulheres da sua terra, Vieiro (Vila Flor).

Nascida em Trás-os-Montes, a pintora, uma das artistas mais consagradas a nível nacional e internacional, faz questão de voltar sempre à terra onde nasceu e de valorizar a mesma, nomeadamente através das obras que continua a trazer a Bragança.

A partir de 17 de Outubro, a pintora muda novamente as suas salas de exposição, mostrando a todo o público outras obras da sua prolifica produção artística.

Paralelamente, o Centro receberá o pintor espanhol Santiago Ydanez que está, actualmente, a preparar uma exposição inspirada nos Caretos transmontanos das festas tradicionais dos Rapazes.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
blogs SAPO