O programa “Bragança Saudável”, implementado pela câmara de Bragança, em 2007, com o objectivo de promover a actividade física junto da população em geral, tem-se revelado um verdadeiro caso de sucesso.
Mais de quatro mil pessoas já participaram nas caminhadas promovidas pela autarquia, em mais de 30 percursos assinalados, realizados em meio urbano e, sobretudo, em meio rural. Ao todo já foram percorridos cerca de mil quilómetros, por pessoas de várias idades, em percursos que têm uma distância média de dez quilómetros e uma duração média de três horas.
Os números foram apresentados no passado Sábado, durante o segundo Seminário “+Idade, + Saúde”, promovido pelo Instituto Politécnico de Bragança, pelo vereador da autarquia local, Hernâni Dias.
“O balanço que fazemos do programa Bragança Saudável é extremamente positivo e isso avalia-se pelo número de pessoas que têm participado ao longo destes anos”, apontou o vereador.
Pensado para promover hábitos de vida saudável e a prática de exercício físico, o projecto tem ainda servido para promover a participação comunitária, o convívio entre participantes, a ocupação de tempos livres e também a sensibilização ambiental. A participação é aberta a toda a comunidade e tem ajudado ainda a divulgar o património das freguesias rurais do concelho, motivo que leva Hernâni Dias a acreditar que o programa poderá ser uma “boa aposta” em termos de turismo.
“Creio que poderá ser uma boa aposta tendo em conta o potencial do meio rural para este tipo de actividades”, declarou.
É que paralelamente à caminhada, os participantes são convidados a observar a fauna e a flora local, havendo lugar ainda à visitação do património local, quando se justifica.
O “Bragança Saudável” tem, também, atraído pessoas de fora do concelho e até de outras regiões, trazidas por alunos que participam e que aproveitam para trazer os familiares a conhecer o Nordeste Transmontano.
Para participar neste programa basta fazer a inscrição na câmara municipal que disponibiliza o transporte para os locais do percurso. Por norma, no final de cada caminhada, as juntas de freguesia onde se realizam os percursos oferecem o almoço aos participantes.
O “Bragança Saudável” é um projecto que conta com o apoio do Centro de Saúde, da Escola Superior de Educação, da Escola Superior de Saúde e das juntas de freguesia locais.