Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
14 de Setembro de 2008

Cavaco Silva iniciou a visita à região transmontana pelo distrito de Vila Real. Depois de conhecer o projecto "Câmara Amiga", da autarquia vilarealense, e de entregar o prémio literário Dom Dinis ao ex adversário político, o escritor Manuel Alegre, o presidente seguiu para o distrito de Bragança.

A visita de sábado ficou marcada pelo tema educação, com o PR a inaugurar o Pólo Escolar da vila de Alfândega da Fé, em funcionamento há seis anos. Cavaco Silva está ao lado do Governo no que diz respeito à transferência de competências educativas para as autarquias.

De Alfândega, o Chefe de Estado seguiu para Mogadouro. Mais uma vez, o autarca, Moraes Machado, aproveitou para relembrar que o concelho, e todo o distrito, tem vindo a perder população de forma abrupta. Cavaco Silva concluiu que a perda de população jovem, a par do envelhecimento crescente, são factores que constituem um entrave ao desenvolvimento local.

Uma conclusão a que todos os que aqui vivem já tinham chegado. Moraes Machado deixou o alerta: não demora muito para que o interior transmontano comece a morrer e desfiou o rosário de problemas que afectam as gentes locais e que são sobejamente conhecidos de todo o país: falta de acessibilidades condignas; falta de empregos; falta de investimento; falta de equipamentos ao nível da saúde e educação.

A resposta de Cavaco Silva foi, mais uma vez, apontar o dedo para Espanha e valorizar a proximidade com este país. Já em 2006, na primeira visita que o PR fez ao distrito como Chefe de Estado, quando confrontado com os mesmos problemas, Cavaco Silva afirmou que o distrito deveria seguir o exemplo de Espanha e aproveitar mais a fronteira.

Isto leva-me a questionar se o nosso PR conhecerá aqui a zona fronteiriça de Espanha, cujas localidades se debatem exactamente com os mesmos problemas.

 

Será inércia ou inaptidão?

publicado por Lacra às 10:59
sinto-me:
música: "Alma matter"
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
16
blogs SAPO