O Instituto de Meteorologia (IM) colocou esta terça-feira 15 distritos sob aviso amarelo devido ao vento forte e o grupo central do arquipélago dos Açores por causa da chuva.
Em Portugal continental, estão sob aviso amarelo os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.
Nos Açores, a previsão de chuva mantém sob aviso amarelo as ilhas Terceira, Graciosa, Pico, Faial e São Jorge.
No território continental, segundo o IM, o céu apresentar-se-á limpo, por vezes com períodos de maior nebulosidade nas regiões norte e centro.
O vento será moderado (15 a 30 Km/h) de norte, soprando moderado a forte (30 a 55 Km/h) no litoral oeste, com rajadas na ordem dos 75 Km/h. Nas terras altas, porém, o vento será forte (35 a 55 Km/h), com rajadas que poderão atingir os 85 Km/h.
O IM prevê ainda a formação de geada nas regiões do interior norte e centro.
No que respeita ao estado do mar, na costa ocidental as ondas de noroeste deverão atingir uma altura de dois a três metros e 14 graus Celsius a 17º de temperatura, enquanto que na costa sul as ondas de sudoeste terão um metro e uma temperatura a rondar os 17º ou 18º.
No grupo central do arquipélago dos Açores, o céu apresentar-se-á muito nublado, com períodos de chuva que poderá ser de forte intensidade e vento sul muito fresco (40 a 50 Km/h), com rajadas até 65 Km/h, tornando-se depois bonançoso a moderado.
O mar grosso tornar-se-á cavado, com ondas sul de dois metros passando a sudoeste.
As temperaturas máximas previstas são de 18º em Ponta Delgada, 19º em Lisboa, 20º no Porto, 22º no Funchal e 23º em Faro.
Fonte: TVI