Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
24 de Novembro de 2008

Desânimo e tristeza - eram estes os sentimentos de meia dúzia de voluntários que, no passado Sábado, se preparavam para ajudar a Associação Brigantina de Protecção de Animais a finalizar as obras do novo canil. Situado em Vale das Ratas, perto da antiga lixeira, a uns quilómetros da cidade, o espaço seria inaugurado já neste fim-de-semana, se não tivesse sido completamente vandalizado e destruído.

A obra, comparticipada pela câmara em 50 por cento, estava já em fase adiantada e decorria a toda a velocidade. Segundo a responsável, Lurdes Gonçalves, a autarquia queria que a associação começasse a transferir os animais do canil provisório para o novo espaço, de modo a poderem acabar as obras da variante que ligará a Avenida do Sabor à Quinta da Braguinha. Com problemas de falta de financiamento, a Associação tinha recorrido a um empréstimo bancário para poder cumprir os prazos estabelecidos pela câmara.

“Agora voltamos praticamente à estaca zero”, desabafou a responsável. As contas do prejuízo ainda não estão feitas, mas certamente serão muito avultadas. Foram telhas e janelas partidas, portas arrombadas, vigas derrubadas e todo o sistema eléctrico destruído. Em pé ficou a estrutura e os canis interiores.

As suspeitas de Lurdes Gonçalves recaem sobre o primeiro empreiteiro que, segundo a responsável, após ter sido dispensado por não cumprir o projecto, terá ameaçado destruir toda a obra.

Até ao momento, a câmara e a associação terão investido no novo canil mais de 100 mil euros. A urgência em mudar de instalações era “mais que muita”, sobretudo agora, em pleno inverno, altura em que as más condições do canil provisório se acentuam.

Foi há oito anos que 11 pessoas decidiram então criar a Associação Brigantina de Protecção dos Animais e cuidar da meia dúzia de cães que estavam no canil municipal para serem abatidos.

publicado por Lacra às 12:05
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
23
blogs SAPO