
D. António Montes entende que é necessário que todos façam um “esforço” para ultrapassar o “momento negativo” que a Igreja atravessa, devido aos alegados casos de pedofilia ocorridos por todo o mundo. O bispo da diocese de Bragança-Miranda não acredita que a polémica venha a ensombrar a visita do Papa a Portugal, mas admite estar preocupado com os casos que têm vindo a público e pede algum “cuidado” a toda a sociedade.
“É sempre lamentável que estas coisas aconteçam mas é preciso sublinhar que isto não tem nada a ver com o celibato eclesiástico pois, segundo informações de estudiosos, estas coisas acontecem em maior número entre casados”.
Ainda assim, D. António não esconde que “há casos mais”, embora considere também que há uma “certa amplificação”.
“Trata-se de um número de casos muito limitado mas, em termos eclesiais, um caso que aconteça é um caso a mais e, de facto, há casos a mais”, declarou, embora notando que “a insistência com que se fala no assunto nos noticiários não é meramente informativa”.
O bispo vai continuar a acompanhar “com atenção” este assunto e pede a todos os cristãos e fiéis um “esforço” para superar.