O bispo da diocese de Bragança-Miranda quer que os transmontanos coloquem o estandarte do Papa Bento XVI nas janelas e que usem o lenço e a medalha que foram concebidos para esta ocasião, como forma de assinalar a ocasião. D. António Montes vai acompanhar o Santo Padre, durante os dias 11, 12, 13 e 14 de Maio, na visita a Lisboa, a Fátima e ao Porto, mas gostaria que toda a diocese se mobilizasse e “participasse com alegria”.
“Desfraldar o estandarte significa proximidade e comunhão com a pessoa que nos visita, como é habitual nos grandes acontecimentos públicos. Vou estar sempre com o Papa mas gostaria de ver participação por esta forma simples de desfraldar o estandarte nas residências, andar com o lenço e com a medalha”, apontou durante a apresentação da campanha de recepção a Bento XVI – “Vamos vestir Portugal de Alegria”.
A campanha, da responsabilidade da Conferência Episcopal e da empresa Sojormedia, foi apresentada apenas em Bragança como forma de dar à visita um “significado nacional”.
“É necessário criar um clima de entusiasmo e alegria. Com isto sentimo-nos mais próximos e parte do todo nacional”, considerou D. António.
A grande imagem de toda a campanha é o Estandarte da Paz – uma peça concebida especialmente para colocar na varanda que remete para as bandeiras medievais e que integra como símbolos as riscas verticais com as cores do Vaticano, enquadrando o ramo de oliveira, elemento central e inspirativo de todas as peças, bem como o retrato de Sua Santidade. O estandarte surgiu a partir da criação artística de Albuquerque Mendes – autor da medalha “Amanhecer”, uma “pequena” obra de arte que tem como símbolo principal o ramo de oliveira, o símbolo da paz, três perfurações que simbolizam a Santíssima Trindade e gravado à volta o mote de inspiração do caminho de Bento XVI – “Cooperatores Veritatis”.
Do material de campanha faz ainda parte um lenço peregrino com as cores do Vaticano e a imagem de Bento XVI, uma peça usada, tradicionalmente, como expressão de aplauso ou na saudade de uma despedida.
Segundo Rogério Gomes, da Sojormedia, quis-se assim criar uma “imagem nacional” para assinalar a visita do Papa, partindo-se do que já são tradições portuguesas.
“O estandarte surgiu a partir de uma tradição muito portuguesa de pôr as colchas à varanda nas procissões, já o lenço tem a ver com a tradição dos peregrinos e de Fátima”, apontou.
D. António Montes considera que estas são boas formas de “exteriorizar” um acontecimento e, por isso, espera que toda a diocese se mobilize para esta iniciativa.
Os produtos vão estar à venda nos quiosques e nas paróquias e as receitas destinam-se, sobretudo, a custear as despesas da visita do Santo Padre a Portugal, como explicou Rogério Gomes.
“Parte das receitas serão destinadas a ajudar às despesas da visita do Papa, vão directamente para a Conferência Episcopal. Outra parte, cerca de 25 por cento, reverte para as paróquias, e outra para a produção, comercialização e distribuição”.
Por todo o país, com excepção de Lisboa, Porto e Fátima, devem ser distribuídas 30 a 40 mil peças.