O Partido Ecologista os Verdes (PEV) atribuiu, ontem, o prémio da «mentira do ano» à EDP, pela campanha “Viva a Energia”, que o partido diz «esconder e branquear os numerosos impactes negativos das barragens».
A atribuição do “prémio” foi assinalada com uma manifestação de cerca de vinte elementos do PEV junto à sede da EDP, em Lisboa.
«As novas barragens que o Governo pretende autorizar, entre as quais a barragem do Tua e a do Fridão, da responsabilidade da EDP, têm ainda outros impactes gravíssimos», denunciava o texto que os manifestantes entregavam a quem passava no local. Entre esses impactes, o PEV realça a submersão da «centenária e valiosíssima linha do Tua, obra-prima da engenharia portuguesa, único meio de transporte para as populações do Vale do Tua e única ligação com a rede ferroviária nacional do distrito de Bragança».
Como alternativa a estas barragens, o PEV defende «o reforço da potência das barragens que já existem e a implementação de medidas que promovam a eficiência e poupança energética».
Fonte: A Bola