Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
01 de Abril de 2010

Em apenas três meses de 2010, as estradas de Bragança já viram morrer cinco pessoas, metade do total das vítimas mortais de acidentes de viação registados no ano passado. Quatro destas vítimas tinham mais de 60 anos, o que leva o governador civil de Bragança, Jorge Gomes, a apontar o dedo aos médicos que passam os atestados para a renovação das cartas de condução. 

"Muitas vezes há alguma facilidade na renovação das cartas de condução", acusa. "Não é por acaso que há condutores que entram em sentido contrário numa auto-estrada, normalmente são pessoas idosas", aponta. 

Em causa estão, sobretudo, dois acidentes semelhantes ocorridos a 4 e 5 de Fevereiro, no cruzamento de Vale de Nogueira (Bragança), no IP4. Um veículo vindo da Estrada Nacional 105 tentou atravessar a via e foi abalroado por outro carro que circulava no IP4. O resultado, no primeiro caso, foi um morto entre os quatro passageiros de um Renault 9, todos com mais de 60 anos. No dia seguinte ocorreu um acidente igual, vitimando dois irmãos, com 65 e 80 anos, que regressavam do funeral do cunhado, a vítima do dia anterior.

"Temos um parque automóvel velho e condutores também já com muita idade. E infelizmente é nessa faixa etária que estão a acontecer acidentes mortais. Eventualmente deveria haver um rigor maior" na renovação das cartas de condução, sugere o governador.

Numa altura em que os principais eixos rodoviários do distrito de Bragança (IP4 e IP2) estão em obras, Jorge Gomes avisa que haverá "maior fiscalização e será imposta uma redução da velocidade". "À medida que as obras de construção da A4 avançam, os planos de segurança também vão sendo adaptados", garante. Os acidentes dos primeiros três meses de 2010 fizeram cinco mortos e 18 feridos graves no distrito de Bragança.

 

Fonte: Público/António Gonçalves Rodrigues

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO