Ainda este ano devem arrancar as obras de construção do Hospital Privado de Bragança, integrado num sistema de ensino superior dirigido pela CESPU – Cooperativa de ensino Superior Politécnico e Universitário.
A expectativa do presidente do grupo foi avançada durante a tomada de posse dos órgãos directivos da nova escola universitária de Bragança.
Isto por que o Ministério da Ciência e Ensino Superior já autorizou a transferência do ISLA de Bragança para a CESPU.
“O senhor ministro pronunciou-se no sentido de não ver qualquer tipo de inconveniente na transferência de um estabelecimento de ensino de uma entidade para outra” adianta o presidente da CESPU, salientando no entanto que “essa transferência não foi feita conforme nós tínhamos solicitado”.
A CESPU tinha pedido a transferência “ao mesmo tempo que era aprovada a transformação do próprio estabelecimento de ensino” explica Almeida Dias. O ministério assim não o entendeu, pois esse processo “está a decorrer neste momento”.
A instituição aguarda também a aprovação de novos cursos a introduzir na escola para além dos que já existem.
“No próximo ano lectivo vamos começar com podologia, higiene oral, secretariado clínico e marketing farmacêutico” adianta o responsável. “Nos segundos ciclos vamos reforçar a área da psicologia clínica” acrescenta, revelando ainda que “numa segunda fase vamos avançar com os cursos tradicionais, como é o caso da medicina dentária”.
A instituição acredita que no ano lectivo 2011/2012 o leque formativo já deve estar todo instalado.
Quanto ao hospital, Almeida Dias revela que o projecto foi reformulado, mas a obra deve avançar ainda este ano.
“Tivemos que reformular a dimensão tendo em conta a procura, mas já está na fase de lançarmos os projectos de especialidade” adianta o presidente da CESPU, manifestando-se “convencido que assim que estiver definitivamente constituída a estrutura accionista da sociedade que vai fazer a exploração, vamos poder começar com a construção e se não houver atrasos pode ser ainda este ano”.
A designação não foi aprovada e por isso vai chamar-se “Hospital Privado de Bragança”.
Escrito por Brigantia