O Inatel vai promover, a partir de Março, um circuito de cinema pelas várias localidades do distrito de Bragança, nomeadamente por aquelas que não dispõe de qualquer sala, pública ou privada, para a exibição de filmes. Há cerca de 20 anos que a região não recebia este tipo de programas mas, este ano, a delegação de Bragança decidiu candidatar-se, numa tentativa de levar a cultura às localidades mais desfavorecidas do meio rural. Os filmes serão exibidos nas sedes das associações parceiras do Inatel que aderiram a esta iniciativa. Actualmente são cerca de 16 associações as que vão integrar este circuito cinematográfico .No entanto, outras colectividades podem candidatar-se, conforme explicou Pedro Rego, responsável da delegação do Inatel em Bragança.
“Todas as associações sócio recreativas, sem fins lucrativos e que sejam parceiras do Inatel podem candidatar-se. Se houver associações que queiram aderir, estamos abertos”.
A partir de Março serão realizadas quatro exibições por mês nas sedes das associações que se candidataram ou, caso não haja condições, em instalações cedidas pelas autarquias.
Numa primeira fase serão abrangidos os concelhos de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros e Torre de Moncorvo. Depois será delineada toda a programação anual.
Todos os aparelhos de projecção e filmes são pertença do Inatel, sendo que os custos associados a este programa destinam-se apenas ao pagamento do pessoal técnico que irá ficar responsável pela exibição das longas metragens.