Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
18 de Fevereiro de 2010

A Cacovin, fábrica da castanha de Vinhais, vai passar a vender este produto durante todo o ano. A fábrica vai passar a integrar câmaras de frio que vão permitir conservar o fruto em épocas menos propícias.

O investimento, superior a um milhão de euros, resultou de uma candidatura apresentada e aprovada no âmbito do Proder. O contrato foi assinado no último dia da Feira do Fumeiro, pelo ministro da agricultura, António Serrano.

A Cacovin está a funcionar há três anos mas fazia apenas a recolha, tratamento, calibragem e embalamento da castanha. Com a introdução de câmaras de frio, os produtores vão poder conservar o fruto e aproveitar para o vender no mercado fora da época, conseguindo assim maior rentabilidade económica.

O concelho de Vinhais é um dos maiores produtores de castanha do país. A par com este investimento, está já em marcha também o “Refcast” – uma iniciativa que visa duplicar a área de castanheiros plantados no concelho vinhaense e noutros concelhos da Terra Fria.

Américo Pereira, presidente da autarquia local, considera que estas iniciativas poderão fazer da castanha uma das principais actividades económicas da região.

Recorde-se que a Cacovin é uma empresa local privada para a comercialização da castanha, onde participam associações locais e a autarquia municipal.

publicado por Lacra às 08:52

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Fevereiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
blogs SAPO