Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
12 de Novembro de 2008

Macedo de Cavaleiros: “Carril dourado” em tribunal

Começou hoje, no Tribunal de Macedo de Cavaleiros, o julgamento do caso de um alegado furto de carris e travessas de um troço desactivado na Linha do Tua. O caso ficou conhecido como “Carril Dourado” e diz respeito a um alegado furto, levado a caso por uma empresa de Ovar. A Refer acusa a empresa de ter levantado sem autorização, quase quatro mil quilómetros de carris e 5300 travessas de madeira, material avaliado em cerca de 480 mil euros.

 

Freixo de Espada à Cinta: Assaltos em Ligares

A GNR impediu esta terça-feira que o autor de vários assaltos a residências na aldeia de Ligares, no concelho de Freixo de Espada-à-Cinta, fosse linchado pela população. O homem já havia confessado a autoria dos crimes. A população, indignada, foi até à residência do autor dos assaltos disposta a fazer justiça pelas próprias mãos, mas valeu ao homem a intervenção da GNR.

A população concentrou-se, hoje, junto ao Tribunal de Torre de Moncorvo, onde o homem vai ser ouvido, para pedir justiça por uma situação que se arrasta há um ano.

 

Vinhais: PSD quer perda de mandato do presidente da câmara

A Concelhia do PSD de Vinhais apresentou uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Acção Penal do Porto (DIAP) denunciando o presidente da Câmara, a esposa e o presidente da Assembleia Municipal pela prática de factos que são susceptíveis de integrar os crimes de prevaricação, peculato e participação económica em negócio. E vai avançar também com acções de perda de mandato para o autarca e para o presidente da Assembleia Municipal. O autarca de Vinhais desvaloriza as acusações e relembra que o próximo ano é de eleições e que o PSD está apenas a fazer o que lhe compete.

Sem querer explicar o que está exactamente em causa, porque as denúncias estão em segredo de justiça, o líder concelhio do PSD de Vinhais revela que apresentou uma queixa-crime no DIAP do Porto de forma a denunciar nos tribunais os alegados abusos cometidos na constituição e gestão de empresas municipais e de associações sedeadas no concelho, assim como o alegado aproveitamento ilegítimo da gestão de acções de formação subsidiadas com dinheiros públicos e comunitários. O PSD acusa a esposa do autarca de receber milhares de euros em horas de formação, que terão sido dadas no horário de expediente. Remunerações que acumulará com o vencimento da autarquia, onde é também funcionária. Segundo Carlos Costa, a concelhia solicitou os pagamentos dos vencimentos da Associação Nacional de Criadores de Suinos de Raça Bísara, onde trabalha a esposa do autarca, para confirmar os factos, pretensão que lhe terá sido sempre negada. A concelhia do PSD interpôs também uma acção para anular a constituição da empresa ENERCASTRO, a qual, segundo o PSD, tem como sócios, familiares e pessoas proximas do presidente da Câmara vinhaense. O autarca de Vinhais desvaloriza as acusações e relembra que o próximo ano é de eleições e que o PSD está apenas a fazer o que lhe compete. Confrontado com a reacção do autarca, Carlos Costa, presidente da concelhia do PSD de Vinhais, diz que é o discurso próprio de quem opta pela pouca transparência. Esta quarta-feira, a Comissão Política Concelhia do PSD vai entregar no Tribunal de Mirandela acções de perda de mandato, tanto do Presidente da Câmara de Vinhais como do Presidente da Assembleia Municipal.

 

Mirandela População de Abreiro faz novo rastreio de tuberculose

Parte da população de Abreiro, no concelho de Mirandela, foi sujeita, ontem, ao segundo rastreio da tuberculose no espaço de seis meses, depois de, no final do mês de Abril, ter sido detectado um caso de doença que levou ao internamento de um habitante local no hospital de Mirandela.

 

Miranda do Douro: Tentou violar mulher de 83 anos

Um homem de 53 anos de idade com a alcunha “ Paroila” residente em Prado Gatão, concelho de Miranda do Douro, foi detido no passado domingo por militares da GNR sob acusação “de maus-tratos físicos e tentativa de violação” a uma mulher de 83 anos de idade residente naquela aldeia mirandesa. O homem acabaria por ficar em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Bragança, onde aguarda julgamento.

 

 

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
23
blogs SAPO