Um movimento cívico nascido na Internet está a identificar as lixeiras existentes no distrito de Bragança e prepara-se para, no dia 20 de Março, deitar “mãos à obra” e “Limpar Portugal”.
Este é um projecto inspirado numa iniciativa realizada na Estónia e que teve também por base um movimento cívico que escolheu um dia para limpar as lixeiras ilegais do país. Em cada concelho estão a ser criados grupos de voluntários que, com a colaboração de entidades públicas e privadas, pretendem também erradicar as lixeiras ilegais previamente identificadas pelos cidadãos.
Em Bragança há, actualmente, cerca de 50 voluntários inscritos e estão identificadas umas 30 lixeiras ilegais, mas já há, pelo menos, mais sete concelhos a trabalhar nesta iniciativa, nomeadamente Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Vinhais e Mirandela.
Os grupos estão a trabalhar a nível distrital, concelhio e até de freguesia. Identificar as lixeiras ilegais não tem sido tarefa difícil, como constatou Nuno Santos, da coordenação concelhia de Bragança.
“Não é difícil encontrar uma série de lixeiras ilegais, basta que uma pessoa se aventure pelo campo. São lixeiras que aparecem um pouco por todo o lado, nomeadamente próximas de localidades com mais população, nas zonas circundantes da cidade”.
Segundo Alberto Ferreira, coordenador distrital do projecto, existem já 70 lixeiras identificadas e categorizadas em termos de tamanho (pequena, média ou grande) e mais de 600 pessoas inscritas e interessadas em participar na iniciativa. Toda essa informação está a ser recolhida e colocada online para que, antes do dia “Limpar Portugal”, seja possível organizar, em termos de logística, toda a operação.
Por isso, os responsáveis pretendem envolver as juntas de freguesia, câmaras, associações, entidades públicas e empresas privadas. Também os professores estão a ser sensibilizados para esta campanha ambiental, sendo que a plataforma criou um kit pedagógico para que esta matéria possa ser trabalhada com os alunos.
A próxima reunião do grupo de Bragança está prevista para o dia 6 de Março, na sala 114 da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Bragança, no campus do Instituto Politécnico. Qualquer pessoa ou entidade pode associar-se a este movimento através da inscrição no sítio da Internet, em http://www.limparportugal.org.