Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
07 de Novembro de 2008

“Halteres”, de João Sotero, é o nome da exposição de escultura que o Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros acolhe a partir de hoje, 7 de Novembro.

Os halteres, objectos do quotidiano desportivo, têm inspirado as esculturas do artista desde 2004. As peças nasceram da experimentação de uma única forma, a do haltere, marcada pela rigidez das linhas e à qual João Sotero associou o conceito de movimento, mais expressivo a cada novo objecto.

A exposição “Halteres” é constituída por uma série de esculturas em mármore das diversas fases do escultor, na qual os visitantes poderão apreciar as transições e evoluções dos trabalhos. Às peças iniciais, mais rígidas e por isso semelhantes ao objecto real, sucedem esculturas moldáveis, onde o haltere é marcado pela elasticidade.

João Sotero nasceu em 1961 nos Açores e, em 1967 e 1968, participou em concursos nacionais de pintura, sendo-lhe atribuído uma menção honrosa e um 1.º prémio. A partir de 1982 passa a dedicar-se à escultura, trabalhando no Atelier do Moinho, na Figueira da Foz. Em 1989 muda-se para o Departamento de Escultura em Pedra do Centro Cultural de Évora, onde permanece até 1999, dedicando-se à execução de vários trabalhos artísticos e à pesquisa em pedra. Pertenceu à direcção da Gesto-Arte, onde colaborou na montagem e divulgação de exposições. Desde 1995 tem realizado vários trabalhos cenográficos para teatro, trabalhando actualmente em Arraiolos em atelier próprio. No seu currículo conta com 21 exposições individuais, com 60 participações em exposições colectivas e sete em bienais.

A exposição “Halteres” permanecerá patente ao público no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros até ao dia 30 de Dezembro.  

publicado por Lacra às 10:48
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
23
blogs SAPO