Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
06 de Novembro de 2008

O deputado do PSD pelo distrito de Bragança, Adão Silva, quer saber quais as razões do atraso do lançamento do concurso de aluguer dos três helicópteros do INEM que o Governo se comprometeu a colocar em Macedo de Cavaleiros, Aguiar da Beira e Ourique.

Em 2007, o Ministério da Saúde acordou com os autarcas a colocação de um helicóptero de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM e as respectivas equipas técnicas e profissionais de saúde nas localidades referidas, como contrapartida do encerramento do serviço de urgência e atendimento permanente do Serviço Nacional de Saúde. O protocolo estabelecia como calendário para a instalação dos helicópteros o mês de Janeiro de 2008. No entanto, passados 10 meses, continuam por abrir os concursos de aluguer dos helicópteros.

Outra das questões enviadas ao Ministério da Saúde é relativa à unidade de AVC (acidente vascular cerebral) da unidade hospitalar de Macedo de Cavaleiros, a única a funcionar no distrito desde 2004.

Nas últimas semanas, vários especialistas da área, entre os quais membros do actual Governo e responsáveis do Centro Hospitalar do Nordeste, reiteraram a promessa de proceder ao alargamento da resposta e ao melhor apetrechamento técnico daquela unidade de Macedo de Cavaleiros. Foi ainda afirmado que “parte da população do distrito tem poucas possibilidades de sobreviver a um AVC por falta de resposta hospitalar, numa região com uma taxa de incidência da doença superior à média nacional.

A unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros garante o tratamento, em média, por ano, de cerca de 250 pessoas, mas no distrito há registo de mais de 600 casos de AVC, um número muito acima da capacidade instalada.

O deputado acusa os responsáveis públicos de se recusarem a informar sobre o o que tem levado a um adiar do alargamento da resposta e melhoria do apetrechamento técnico daquela unidade. Em requerimento ao Ministério da Saúde, Adão Silva questiona se o Governo mantém a intenção de alargar a unidade de AVC e quer saber qual o plano, valor e calendário para o investimento, no caso dele vir a acontecer.

publicado por Lacra às 09:57
Olá.
Posso saber uma doença AVC... O informação sobre AVC's. No entanto continuo com uma dúvida. Tendo um pessoa sofrido um AVC isquémico e entrado em coma poderá alguma vez acirdar sem lesões cerebrais? E existe forma de saber se o paciente chega a recuperar do coma? Por favor!

Carina a 13 de Junho de 2009 às 14:02
Carina. vou pesquisar tudo o que houver sobre isso e falar com pessoal de saúde. Amanhã tentarei publicar algo sobre isso para te ajudar. Abraço e força
Lacra a 13 de Junho de 2009 às 20:25
ok, fica à espera!!
taniam_heidi a 14 de Junho de 2009 às 14:55
Desculpa, tava mal... as pexas tinham problemas doenças!
taniam_heidi a 14 de Junho de 2009 às 14:57
ok, tenho aki uma pexoa tem problema. Fico à espera.
Carina a 14 de Junho de 2009 às 14:58
últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
pesquisar neste blog
 
Novembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
16
17
23
blogs SAPO