O concelho de Alfândega da Fé vai dispor te uma “Escola de Pais” cujo principal objectivo é formar pais emocionalmente competentes. O projecto partiu da iniciativa da Câmara Municipal que, deste modo, pretende dar resposta a famílias com crianças com necessidades especiais, mas também a outras famílias e profissionais que lidam de perto com pessoas que têm algumas incapacidades. Neste concelho estão identificadas cerca de 60 pessoas com necessidades especiais.
A Escola de Pais de Alfândega da Fé vai começar a funcionar no próximo mês de Fevereiro nas instalações da Biblioteca Municipal. Todos os interessados podem formalizar a inscrição junto deste serviço municipal.
Os cursos têm duração de 30 a 50 horas, distribuídas por duas a três horas, uma vez por semana, num horário a decidir pelos formandos. A formação está aberta à participação de todos os pais, educadores e outros técnicos interessados em adquirir e melhorar as competências para lidar com crianças, especialmente crianças com necessidades especiais.
Esta será uma forma de suprir algumas das dificuldades sentidas pelos pais, que vão encontrar neste serviço um local de troca de experiências e vivências e, sobretudo, de aprendizagem.
O serviço da escola permitirá que os pais possam deixar os filhos ao cuidado de voluntários, durante o tempo que decorrem as acções de formação. Neste espaço, as próprias crianças vão poder desenvolver diversas actividades lúdico-educativas.