Com o intuito de contribuir para a preservação da cultura tradicional das gentes raianas das Terras de Aliste, na província de Castilha Y Léon, e Miranda do Douro, no distrito de Bragança, a “La Çaramontaina Associação Cultural”, em conjunto com a mordomia da festa de S. João Evangelista de Constantim e o com o apoio da câmara municipal pretende levar a cabo o “I Ancuntro de Fraitas de las Tierras de Aliste i Miranda”, em Constantim no dia 27 de Dezembro de 2009.
Esta acção transfronteiriça tem como objectivo a preservação de um instrumento musical tradicional de terras de Aliste e Miranda, na raia nordestina portuguesa, a fraita, ou flauta pastoril. Este é um instrumento que se encontra quase em “vias de extinção” em Portugal, dado existirem poucos tocadores, e que desde sempre foi uma referência musical nestas terras, mesmo antes da assinatura do tratado de Alcanices, em 12 de Setembro de 1297.
O encontro consiste na realização de uma conferência sobre o estudo deste instrumento (14.30h), seguindo-se a actuação e confraternização dos diversos tocadores de Aliste e Miranda do Douro.
Durante a noite, a partir das 21h, vão ser apresentados os Pauliteiros de Constantim, acompanhados do “carocho i la biêlha”.
Ao mesmo tempo vão ser servidos tremoços e vinho para todos os presentes, prosseguindo a animação com concerto dos grupos de música mirandesa La Çaramontaina e Trasga.