Dia-a-dia de um distrito rural, doze concelhos e meia dúzia de pequenas cidades encravadas nas montanhas mais a norte de Portugal
18 de Novembro de 2009

O motocross está de regresso a Freixo de Espada à Cinta, desta vez, com a vila a receber a final do campeonato nacional de MX2, categoria de 125cc. É na pista multiusos de Freixo que será decidido o campeão nacional de MX2 numa prova que se espera bastante renhida e competitiva.

 

Nos lugares cimeiros, e a pouca distância, estão pilotos como Hugo Basaúla, Luís Ferreira, Nuno Gonçalves, Ivo Fernandes ou Luís Correia. Na última prova, em Marinha das Ondas, o piloto mais pontuado foi Luís Ferreira, mas não o suficiente para bater a pontuação do líder Hugo Basaúla, em primeiro lugar com mais 15 pontos.

 

Espera-se, assim, uma final muito debatida que certamente levará à vila centenas de pessoas de todo o país e, sobretudo, da vizinha Espanha.

 

Ainda no mesmo dia, irá decorrer o Troféu Nacional Vintage – uma prova que reúne pilotos que estão fora da actividade há vários anos e que regressam às competições com as suas antigas motas.

Desde há vários anos que Freixo tem vindo a lutar por um “lugar” no desporto nacional motorizado e a investir no desenvolvimento da pista multiusos. A recepção da final nacional de MX2 é vista como um “presente” da Federação Nacional de Motociclismo pelos “progressos” feitos, conforme avançou Raúl Ferreira. O presidente da junta local, entusiasta do motocross e dinamizador da modalidade naquele concelho, considera que este foi “um sinal” da Federação.

 

“A pista tem boas condições, tem progredido e, para nós, foi um presente que a Federação nos atribuiu e que muito nos honra e orgulha”.

 

A prova é ainda vista como uma boa forma de promover o concelho que, nesta altura do ano, regista menor afluência de turistas. Com a vinda dos pilotos nacionais de MX2, as unidades de alojamentos encontram-se praticamente esgotadas e é esperado um impacto económico positivo em toda a restauração.

 

“Vai ser um bom evento para toda a hotelaria e restauração. Os pilotos trazem as equipas, familiares, são esperados muitos aficionados portugueses e espanhóis e isso vai, com certeza, reflectir-se na economia local e na divulgação do concelho”, considerou Raúl Ferreira.

 

A Junta pretende continuar a investir na pista multiusos e no motocross. Depois da prova de domingo e já a pensar nas provas da MX Elite e MX Juniores, que se realizam em Março de 2010, a pista será melhorada com a introdução de pelo menos mais um salto. Pretende-se assim tornar a pista mais competitiva e continuar a atrair a Freixo pilotos de todo o país.

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

últ. comentários
obrigado Cris:)
Bem vinda :))
Helder Fráguas sofreu a perda da sua companheira, ...
Para mim e para muita gente a volta às adegas para...
Estou habituado na leitura de blogs on line, adoro...
me llamo fedra soy de santa fe argentina tengo 9 ...
Carissimos,Eu não sei quem inseriu o comentário em...
todos os comentários estão disponíveis e vísiveis.
Como faço para ler os outros comentários ? Ou esse...
deixo aqui o meu comentário; por acaso pude apreci...
subscrever feeds
pesquisar neste blog
 
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
14
15
17
28
blogs SAPO