O motocross está de regresso a Freixo de Espada à Cinta, desta vez, com a vila a receber a final do campeonato nacional de MX2, categoria de 125cc. É na pista multiusos de Freixo que será decidido o campeão nacional de MX2 numa prova que se espera bastante renhida e competitiva.
Nos lugares cimeiros, e a pouca distância, estão pilotos como Hugo Basaúla, Luís Ferreira, Nuno Gonçalves, Ivo Fernandes ou Luís Correia. Na última prova, em Marinha das Ondas, o piloto mais pontuado foi Luís Ferreira, mas não o suficiente para bater a pontuação do líder Hugo Basaúla, em primeiro lugar com mais 15 pontos.
Espera-se, assim, uma final muito debatida que certamente levará à vila centenas de pessoas de todo o país e, sobretudo, da vizinha Espanha.
Ainda no mesmo dia, irá decorrer o Troféu Nacional Vintage – uma prova que reúne pilotos que estão fora da actividade há vários anos e que regressam às competições com as suas antigas motas.
Desde há vários anos que Freixo tem vindo a lutar por um “lugar” no desporto nacional motorizado e a investir no desenvolvimento da pista multiusos. A recepção da final nacional de MX2 é vista como um “presente” da Federação Nacional de Motociclismo pelos “progressos” feitos, conforme avançou Raúl Ferreira. O presidente da junta local, entusiasta do motocross e dinamizador da modalidade naquele concelho, considera que este foi “um sinal” da Federação.
“A pista tem boas condições, tem progredido e, para nós, foi um presente que a Federação nos atribuiu e que muito nos honra e orgulha”.
A prova é ainda vista como uma boa forma de promover o concelho que, nesta altura do ano, regista menor afluência de turistas. Com a vinda dos pilotos nacionais de MX2, as unidades de alojamentos encontram-se praticamente esgotadas e é esperado um impacto económico positivo em toda a restauração.
“Vai ser um bom evento para toda a hotelaria e restauração. Os pilotos trazem as equipas, familiares, são esperados muitos aficionados portugueses e espanhóis e isso vai, com certeza, reflectir-se na economia local e na divulgação do concelho”, considerou Raúl Ferreira.
A Junta pretende continuar a investir na pista multiusos e no motocross. Depois da prova de domingo e já a pensar nas provas da MX Elite e MX Juniores, que se realizam em Março de 2010, a pista será melhorada com a introdução de pelo menos mais um salto. Pretende-se assim tornar a pista mais competitiva e continuar a atrair a Freixo pilotos de todo o país.